Trabalhar o tráfego de conversão, as empresas podem melhorar suas estratégias de SEO, aumentar a autoridade de marca, analisar a relevância dos conteúdos que produzem, aprimorar o design do site, e assim por diante.
Contudo, para melhorá-lo, é necessário investir em testes e estudos empíricos. O fato é que uma boa estratégia de marketing digital não pode ser baseada em achismos, mas sim, em dados concretos.
As organizações precisam de informações reais para definir de que maneira vão atuar no mercado, e uma das métricas mais importantes nesse processo é a taxa de conversão.
O modo como ela é trabalhada é muito amplo e profundo, visto que a coleta de dados é algo fundamental, apesar de não ser o suficiente para obter resultados concretos.
Todas as informações obtidas precisam ser organizadas e compatíveis com as estratégias de comunicação, relacionamento e vendas.
É a partir disso que a companhia começa a entender o estudo, análise e ações que ajudam a aumentar o tráfego de conversão, fazendo dessas práticas ferramentas inteligentes para o negócio.
Neste artigo, vamos explicar o que é tráfego de conversão, de que modo ele deve ser trabalhado, além de mostrar algumas práticas que podem otimizá-lo. Acompanhe!
O que é tráfego de conversão?
Chamamos de tráfego a quantidade de pessoas que acessam os canais de uma empresa, como site institucional, redes sociais e blog.
A conversão, por sua vez, é a quantidade de vendas que a marca consegue fazer, por meio das divulgações aplicadas em seus canais.
Um tráfego que não gera conversão é considerado como desqualificado para o processo de vendas, algo que acontece quando as pessoas não têm interesse naquilo que é oferecido ou não podem comprar.
Para uma empresa de coach de empoderamento para mulheres que possui muitos cliques, essa questão é uma incógnita, principalmente se o número de conversões é baixo.
Nesse sentido, para resolver a questão, é necessário acompanhar a taxa de conversão, que consiste no número de vendas dividido pelo número de visitas.
Por exemplo, se a cada 100 visitas no site duas vendas são efetuadas, a taxa de conversão corresponde a 2%. Quando o resultado é insatisfatório para os objetivos e metas do negócio, é necessário investir no tráfego de conversão.
Dicas para trabalhar o tráfego de conversão
Existem algumas estratégias que ajudam a trabalhar melhor o tráfego de conversão, de modo a elevar esse número e trazer mais resultados para o negócio. Dentre elas, estão:
Definir o nicho de atuação
Alguns empreendedores acreditam que para ter um bom fluxo de vendas é necessário ampliar o canal e investir em categorias populares do varejo, como:
- Moda;
- Eletrônicos;
- Produtos de beleza;
- Acessórios.
Embora muitas marcas tenham sucesso nesse processo, outras conseguem aumentar as taxas de vendas quando se mantêm focadas em um nicho específico, como no caso de uma empresa de desentupimento esgoto.
Isso acontece porque um canal que trabalha vários segmentos pode até ter um bom tráfego, mas as chances de conversão são menores, tendo em vista que possui clientes com diversas opções que fazem o conteúdo perder o direcionamento.
O ideal é apostar em um nicho conhecido e que permita ao negócio falar sobre o assunto com propriedade. Isso aumenta as chances de se tornar referência, além de ser buscado por consumidores mais segmentados.
Oferecer produtos de qualidade
Embora oferecer produtos de qualidade seja uma regra básica, na hora de divulgar as ofertas, muitos empreendedores focam apenas em descontos ou em soluções que geram mais comissões.
Entretanto, quando o cliente está em seu canal, as chances de conversão são melhores se o produto oferecer um bom custo-benefício.
Para não errar nesse processo, a companhia deve saber quais são as preferências de seu público em relação aos produtos que vende. Isso é uma forma de ir além dos descontos e agregar mais valor às divulgações.
Melhorar a experiência do usuário
Uma empresa de lavagem a seco tapete peludo que oferece uma boa experiência aos seus clientes, automaticamente influencia de maneira positiva sua decisão de compra.
Assim sendo, o recomendável é organizar o site para que a compra seja um processo natural e que o produto esteja presente nos conteúdos publicados.
Outro ponto importante é analisar o caminho que o usuário percorre dentro do site, pois isso mostra qual é o momento ideal para fazer a divulgação.
Se os visitantes não costumam ler os textos publicados até o final, não se deve deixar o banner no rodapé da página, pois eles não vão chegar até lá.
Também é essencial ter em mente que as estratégias de marketing não se baseiam exclusivamente no valor da comissão, do nicho de atuação ou do ticket médio.
Na verdade, não existe uma fórmula que atenda às necessidades de todo o tipo de empresa, no entanto, algumas práticas podem melhorar o tráfego de conversão.
Como melhorar essa métrica?
Uma empresa de instalação e manutenção de persiana pode investir em diferentes estratégias para melhorar seu tráfego de conversão. Entre as melhores opções, podemos mencionar:
1 – Usar tom de voz e linguagem corretos
Além de trabalhar os assuntos que são do interesse do público, é fundamental que os materiais utilizem tom de voz e linguagem apropriados.
A companhia precisa manter a coerência em todos os seus canais, ou seja, deve se expressar em seu site institucional, blog e redes sociais sempre da mesma forma.
O consumidor moderno não vê diferenças entre os pontos de interação, pois para ele todos integram uma mesma experiência, o que destaca a necessidade de padronizar a comunicação em todos eles.
2 – Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
O Google é o buscador mais importante da internet, e os usuários procuram nessa plataforma tudo o que precisam, como bobina de lona PVC para toldo. Mas isso faz com que ele se torne um espaço muito concorrido.
Aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa é crucial para aumentar a visualização do negócio e conquistar mais clientes.
O SEO ajuda muito nesse sentido, e dentre suas principais práticas está a pesquisa de palavras-chave, design responsivo, uso de títulos criativos e produção de materiais de qualidade.
3 – Melhorar a relevância do conteúdo
Um conteúdo de qualidade é essencial para boas práticas de marketing digital, pois se trata do elemento principal dentro de um site ou blog, e é por meio deles que as pessoas se aproximam das empresas.
Só que de nada adianta criar materiais profissionais se eles não atraem o público certo. Logo, uma empresa de higienização automotiva barra dos coqueiros deve analisar alguns aspectos que indicam incoerência nos conteúdos.
Um exemplo disso é quando o tráfego é alto mas gera poucos leads, ou então quando existe um bom número de cliques nos anúncios, mas poucas conversões.
Também é necessário verificar se houve crescimento no número de leads, mas que não resultou no aumento das vendas.
Esses aspectos não se traduzem como conteúdo de baixa qualidade, na verdade, eles mostram que é necessário fazer algumas mudanças.
O ideal é que os materiais estejam de acordo com os hábitos, desejos, dores, necessidades e valores da persona.
4 – Investir em técnicas de persuasão
As estratégias de marketing de uma escola de curso assistência técnica celular precisa de técnicas de persuasão, e dentre as mais empregadas está o copywriting, gatilhos mentais e neuromarketing.
Só que o uso dessas metodologias deve ser feito com muita cautela, visto que a repetição excessiva de alguns elementos pode acabar prejudicando a eficácia da ação.
É justamente por isso que o uso de modelos prontos não é indicado. Em linhas gerais, apesar de os recursos em questão serem efetivos no aumento da taxa de conversão, precisam ser usados com sabedoria e ética.
5 – Melhorar a experiência do usuário
Considerando todos os aspectos já mencionados, uma empresa de ar condicionado também precisa pensar na experiência que oferece aos usuários dentro do site.
O ser humano é sensível a estímulos visuais, como formatos, cores e texturas, além de ser influenciado por vários elementos da página e pela disposição do texto.
É necessário identificar padrões e objetos que ajudam a converter mais visitantes, como no caso do estilo dos botões, localização das imagens, disposição do conteúdo, dentre outros aspectos que devem ser trabalhados para melhorar o desempenho.
A página também precisa ser rápida e intuitiva, além de possuir um caminho simples e claro para a ação que a empresa espera que o visitante realize.
Considerações finais
Trabalhar o tráfego de conversão é fundamental para que o negócio consiga aumentar suas vendas e obter os melhores resultados de suas estratégias de marketing digital.
É dessa forma que ele se mantém competitivo no mercado, ao mesmo tempo em que mostra para os consumidores que consegue atender suas necessidades e desejos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.