O termo marketing de guerrilha surgiu no final da década de 1970, inspirado no livro Guerrilla Marketing, escrito pelo publicitário Jay Conrad Levinson. As teorias apresentadas na obra têm como base as táticas usadas na Guerra do Vietnã.
Inspirados nas ações dos soldados vietnamitas, que conseguiram atacar e vencer o território inimigo mesmo com poucos recursos, os profissionais de marketing passaram a lutar por espaço em meio à concorrência.
Considerado uma forma agressiva de persuadir as pessoas, o marketing de guerrilha foca na produção de propagandas pouco convencionais de um produto ou serviço. O seu principal diferencial é interagir diretamente com o público e reter a sua atenção.
Essas estratégias têm em sua essência o marketing tradicional, mas apresentado de novas formas. De acordo com o autor das teorias, a publicidade veiculada na televisão, rádio ou outdoor precisam dar espaço a algo mais criativo.
Assim, onde há um ou mais fortes concorrentes, é necessário se destacar. Por isso, provocar reações nas pessoas pode ser uma forma de atraí-las e despertar o seu interesse no que está sendo divulgado.
O marketing de guerrilha também aposta na provocação sadia entre a sua concorrência. Com isso, o clima engraçado de disputa acaba despertando a simpatia e atenção do público-alvo que presencia a ação.
Qualquer empresa ou negócio pode apostar nessa técnica, desde que o seu objetivo seja bem definido. A partir disso, será possível desenvolver uma ideia que auxilia no alcance dessa meta.
Durante o processo, é essencial que os profissionais utilizem:
- Criatividade;
- Estudo da persona;
- Estudo do ambiente;
- Inovação;
- Autenticidade;
- Ousadia.
Todos esses tópicos são primordiais para que a propaganda se diferencie das convencionais que, geralmente, acabam passando despercebidas pelas pessoas. A campanha deve ser memorável para que a marca ganhe mais visibilidade.
Alguma ação chamativa, consequentemente, fará surgir novos clientes e despertará a simpatia e apreço dos clientes já existentes. Para que seja possível conquistar essas vantagens, deve-se considerar alguns pontos.
O fluxo de pessoas e o local escolhido para realizar a campanha podem influenciar diretamente no seu desempenho. Quanto maior o movimento, maior a visibilidade, e assim, melhores os resultados.
Além de considerar todos esses pontos levantados, a equipe publicitária deve selecionar o tipo certo de marketing de guerrilha. Existem vários tipos de estratégias, por isso, é essencial conhecê-las e aplicá-las da melhor forma.
Conheça os tipos de marketing de guerrilha
Como mencionado anteriormente, o planejamento de uma campanha de guerrilha exige alguns pontos de atenção. A definição do local, do público e o levantamento do fluxo de pessoas que será atingido são algumas delas.
A partir dessas escolhas, é necessário definir qual é o tipo mais adequado para se trabalhar. Deve-se optar entre os que trabalham ações, o ambiente e os sentidos (visão e audição), como os que serão mencionados a seguir:
Marketing de guerrilha interno
Escolher ambientes internos que já possuem um considerável fluxo de pessoas é uma ótima forma de chamar atenção. Suponhamos que uma empresa tenha acabado de lançar um produto de desinfecção ambientes e queira torná-lo conhecido.
Neste caso, os locais ideais para promover uma ação seriam nos supermercados ou em lojas que vendem produtos do segmento. Dessa forma, mulheres donas do lar, poderiam conhecer a novidade e, quem sabe, deixar a concorrência de lado.
Esse tipo de técnica deve chamar tanta atenção, a ponto de fazer o público parar para entender o que está acontecendo. Para isso, a utilização de materiais audiovisuais instigantes ou até mesmo o protagonismo das pessoas no uso do produto é essencial.
Outra situação que poderia acontecer em um ambiente interno, como um shopping, é a divulgação de uma assistência técnica carregador macbook air. Os clientes e visitantes que estivessem na loja da marca, poderiam atingidos assertivamente.
Marketing de guerrilha externo
Esse tipo de marketing é realizado em ambientes externos, como ruas e qualquer lugar público que tenha grande fluxo de pessoas. Imagine, por exemplo, que uma fabricante de baterias queira demonstrar a sua potência ao público.
Nada melhor que um carro circulando nas ruas com o item para mostrar a sua eficiência. Essa e muitas outras possibilidades podem ser criadas para impactar as pessoas que ainda não conhecem a fabricante de bateria 60 amperes para carro, nem a sua nova oferta.
Além da vantagem da alta circulação de pessoas, as ruas têm um grande fluxo de carros que utilizam acessórios de marcas concorrentes. Portanto, o impacto poderia ser notável.
Marketing de guerrilha em grandes eventos
Grandes festivais e eventos podem ser uma forma interessante de reter a atenção de um determinado grupo de pessoas. A vantagem de aplicar o marketing de guerrilha em momentos como esse é estar em contato direto com potenciais clientes.
Se um evento de beleza recebe convidadas interessadas por tal segmento, essa pode ser a oportunidade de divulgação de uma clínica de limpeza de pele. Ações que coloquem o público como protagonista podem ser boas saídas para se destacar.
Neste caso, apostar em algumas demonstrações do serviço poderá chamar atenção e despertar o interesse das pessoas que estão no local e buscam alternativas para cuidados com a pele. Além disso, conquista-se destaque em meio à concorrência.
Marketing de guerrilha interativo
Alguns tipos de serviços podem ser divulgados de maneira mais atraente e chamativa se acontecer um contato direto com o público. Ver com os próprios olhos o que está sendo oferecido é um grande passo a ser tomado antes de uma aquisição.
Essa pode ser uma oportunidade para imobiliárias que oferecem o aluguel de escritório mobiliado, por exemplo. Com o intuito de causar impacto diante da concorrência, uma opção é usar uma amostra decorada de um dos ambientes disponíveis.
Nessa amostra, os possíveis clientes poderão interagir com o local, circular por ele e ter uma breve experiência do que seria fechar um contrato de aluguel para trabalhar em um ambiente como o apresentado.
O mesmo poderia acontecer com um segmento diferente do imobiliário, como o de limpeza. Para interagir com o público e comprovar sua eficácia, uma marca de produtos voltados à higienização de estofados a seco deve apostar em um contato direto.
Para isso, uma opção é contar com o uso do produto, que seria realizado pelos próprios clientes que identificassem alguma sujeira em algum dos estofados presentes em uma loja escolhida.
Quais os benefícios do marketing de guerrilha?
Após compreender quais são os tipos mais comuns de marketing de guerrilha, é essencial ter consciência de quais são os benefícios que essas estratégias podem trazer para uma marca e seus produtos.
Além de ser um formato de publicidade econômico, que se encaixa em pequenos e grandes orçamentos, essas técnicas trazem muitos pontos positivos a uma marca que deseja destaque. Entre eles, podemos mencionar:
1 – Maior visibilidade
Campanhas não convencionais têm a tendência de chamar mais atenção. Como consequência, atinge um maior público e ganha maior visibilidade.
Inclusive, o contato direto com as pessoas costuma ser mais impactante e não passar despercebido.
2 – Destaque em meio à concorrência
Suponhamos que, em determinado bairro, haja muitos serviços de andaime tubo roll locação. Para que uma nova locadora conquiste destaque em meio à tanta concorrência, é necessário agir de forma mais intensa para chamar atenção de possíveis clientes.
3 – Chance de autenticidade
Ao andar pelas ruas ou por determinados estabelecimentos comerciais, é comum encontrarmos banners e materiais gráficos de propagandas.
Diante dessa realidade, ser autêntico nas ações de marketing pode ser um grande diferencial competitivo.
4 – Exposição gratuita na mídia
Uma famosa expressão diz que “quem não é visto não é lembrado”. Essa é uma das vantagens do marketing de guerrilha, ser tão criativo a ponto de ser visto por todos e ganhar destaque gratuito na mídia paga, por meio de registro das ações realizadas.
5 – Criar conexão emocional com o público
Quando se fala em animais, automaticamente, os tutores e donos de pet ficam emocionados.
Pensando nisso, imagine se um centro veterinário com anestesia criasse uma ação emotiva e que envolvesse a participação de animais. Sem dúvidas, uma conexão seria criada.
Considerações finais
Ser inesperado e gerar reações inusitadas é o principal objetivo do marketing de guerrilha. Um bom plano de ação pode, além de trazer os benefícios esperados, alavancar uma marca.
Clientes gostam de ser surpreendidos com novidades, por isso é primordial promover surpresas que despertem o interesse de um determinado grupo de consumidores que, há um tempo, já é fiel à marca.