Trabalhar com o inbound marketing dentro da sua empresa nada mais é do que uma forma de trazer o cliente para o negócio, sem ter que fazer o inverso, consumindo tempo da equipe de trabalho na tentativa de convencer uma compra ou um interesse geral.
Em meio a essa estratégia, a principal forma de trabalho é por meio da produção de conteúdo, bem como a distribuição destes por meio de canais de comunicação apropriados.
O inbound marketing também é importante para empresas de limpeza de fachada de vidro porque não apenas atrai o potencial cliente, mas também sabe reconhecer os diferentes níveis de interesse de cada um deles, facilitando os focos nas vendas.
Além de organizar todo o processo relacionado a compra de um produto ou serviço, essa também é uma das melhores formas de análise de informações preciosas para empresas.
No texto abaixo vamos mostrar um pouco mais de como funciona todo esse processo, dentro de um passo a passo correto para uma empresa de conserto de ar condicionado residencial, e quais seus grande benefícios após executado.
O que é o inbound marketing?
O inbound marketing é uma estratégia baseada na captação de potenciais clientes para uma empresa, os chamados leads, a partir de conteúdos e ações de atração, fundamentadas por meio de informações e relacionamento entre as duas partes.
Diferente de outras formas de contato por parte de uma empresa de balão de luz LED e um possível consumidor, por meio de práticas consideradas mais diretas, o inbound faz com que o cliente venha sozinho, entendendo sozinho o quanto ela é importante.
O grande aliado dessa ação, além dos conteúdos produzidos pelas equipes de comunicação, são as ferramentas digitais, que fazem parte do processo de captação.
Sendo assim, podem ser utilizados dentro da captação:
- Blogs;
- E-mail marketing;
- Landing pages;
- Eventos virtuais;
- Redes sociais.
Dentro desses espaços ocorre um tipo de relacionamento, fundamentado em informações que pouco a pouco mostram aquele interessado em tudo o que a empresa pode entregar.
Uma boa forma de entender na prática como acontece o inbound é por meio da compreensão de páginas de empresas de instalação GNV na internet que divulgam em suas páginas a funcionalidade de seus serviços, convidando leads a saberem mais.
Se um evento acontece virtualmente, sobre alguma temática do nicho, uma das principais formas de iniciar ou potencializar o relacionamento é por meio da captação de e-mails.
Com o endereço eletrônico de um potencial cliente garantido, a empresa passa a desenvolver uma estratégia de comunicação, baseada na compreensão do nível de interesse, podendo ser considerado mais urgente ou mais desconectado.
É em meio a essa compreensão que muitas empresas trabalham o inbound, produzindo algo que vai impactar diretamente o cliente ideal daquela companhia.
De que forma trabalhar essa estratégia?
Acima você pode entender um pouco mais sobre como funciona o inbound e de que forma empresas trabalham a captação e relacionamento com aqueles clientes que melhor representam uma oportunidade de negócio de calandra tubo.
Abaixo, vamos saber mais sobre todo esse processo, em meio a cada passo existente dentro dele, entregando cada uma das funções esperadas pelas equipes de comunicação.
1. Atração
O primeiro passo, como entendido até agora, é atrair. Isso acontece por meio de canais na que possam fazer a retenção de um potencial lead, seja por meio de uma landing page, um evento, o preenchimento de um formulário em um site ou uma rede social, dentre outros.
Neste momento também é válido trabalhar a otimização do site da empresa, tendo em vista que dessa forma a página pode ser encontrada facilmente por meio de buscadores.
Neste momento, a produção de conteúdos ricos e explicativos sobre a empresa ou o produto que ela oferece são essenciais, e fazem parte do próprio convencimento por parte do lead, que procura entender mais à frente uma automação pneumática industrial.
2. Conversão
Sendo então um complemento da atração, a conversão pretende transformar um lead em uma pessoa mais interessada no que a empresa tem a oferecer, dessa forma, utilizando estratégias que visem aproximar essa pessoa do que é oferecido.
Uma boa dica é pensar em formas de experimentação de um produto ou serviço, para conhecer melhor sua funcionalidade, e até mesmo entregar materiais mais ricos.
Nesta fase a pessoa que já teve um interesse primário deve ser transformada em um potencial cliente.
Portanto, para isso, precisa saber ao máximo daquilo que é oferecido pelo negócio, sobretudo entendendo como o serviço ou produto vai lhe favorecer.
3. Relacionamento
O relacionamento é uma das partes mais importantes dentro do inbound marketing, por se tratar de uma fase em que a conexão entre cliente e empresa está mais aguçada, permitindo a compreensão melhor de quem é aquele potencial consumidor e como chegar até ele.
Nesse momento é bem comum que sejam utilizadas formas de verificação de leads, entendendo quais os que estão mais propensos a compra e quais não estão.
É dentro dessa determinação que uma empresa consegue priorizar o trabalho interno, promovendo um atendimento mais focado naqueles que realmente se interessaram por uma compra de um sistema de exaustão para cozinha industrial.
4. Venda
Na hora da venda o ideal é que haja uma entrega de oportunidades para o lead, como descontos, negócios fechados em pouco tempo e até mesmo condições exclusivas para que ele aproveite a chance de utilizar de fato aquele produto, testando-o melhor.
Dentro disso, se faz relevante o uso do CRM, um recurso de acompanhamento de atendimento de vendas, onde dados do lead são utilizados para direcionar equipes.
Além disso, é possível utilizar a determinação dos tipos de leads, baseados no próprio interesse deles, para potencializar as estratégias, determinando cada tipo de comunicação a ser feita com eles, por exemplo, por meio de e-mail marketing.
5. Análise de resultados
A análise de resultados dentro do inbound marketing faz toda a diferença para a continuidade do processo, pois exibe pontos de melhoria no trabalho futuro, mas sobretudo mostra todo o investimento feito e os resultados fruto disso.
Por exemplo, uma empresa de auto escola adicionar categoria D pode entender quantos leads se transformaram em clientes a partir do uso dessa estratégia.
Se o número foi maior do que esperado, certamente é possível afirmar que a ação deu certo, mas se o resultado foi contrário a isso, é preciso tomar medidas de atualização, sobretudo em relação às ações de cada etapa feitas pela equipe.
Alguns benefícios do inbound
O inbound marketing, como visto acima, é uma das formas de atração de clientes que melhor apresentam benefícios dentro das estratégias de comunicação.
Abaixo vamos conhecer algumas delas, e mostrar como elas podem ser importantes dentro de uma empresa, independente do nicho de atuação.
Aumento dos ganhos
Com o trabalho focado em atrair, converter e vender, é possível aumentar os lucros da empresa.
Tendo em vista que cada fase do cliente passa a ser bem trabalhada, aumentando a quantidade de vendas se comparada a outras formas de comunicação.
No investimento em técnicas de captação de leads, por exemplo, é possível trazer à empresa resultados mais concretos do que a distribuição de folhetos na rua.
Diminuição do tempo de compra
Por meio do acompanhamento detalhado do lead, desde o momento que ele é captado dentro dos principais canais de comunicação até a hora em que ele começa a ser desenvolvido a partir de conteúdo, existe o fortalecimento do tempo de compra.
Portanto, um processo que normalmente sem o marketing digital duraria semanas e até meses consegue ser feito em tempo recorde, agregando um melhor investimento.
Educação de clientes
Educar os clientes pode ser considerada a base do inbound marketing.
Além de ofertar produtos e serviços é possível que a empresa permita uma conexão para mostrar a funcionalidade de um produto ou serviço, ajudando o cliente a entender a empresa.
Isso permite não apenas a compreensão sobre o trabalho da empresa, mas também permite que o consumidor, no momento da compra, tenha certeza de sua escolha.
Identificação do melhor cliente
Por meio de técnicas de escolha de leads e estratégias a partir do tipo de potencial cliente, seja aquele mais interessado e o menos adepto a compra, é possível reproduzir dentro de uma empresa escolha pelas prioridades de trabalho.
Considerações finais
Resumindo, o inbound marketing tem como princípio a vinda de um consumidor para uma empresa, por meio de ações que trabalham não apenas conteúdos informacionais, mas também uma estratégia de transformação do lead ao longo do relacionamento.
Dessa forma, além da diminuição da jornada de compra, existe ainda a potencialização dos trabalhos das equipes de comunicação, cada vez mais focadas nos clientes certos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.