O metaverso é uma tendência no mercado. Em 2021, quando o Facebook mudou seu nome para Meta e resolveu investir na tecnologia, esse universo ficcional de realidades virtuais e experiências digitais imersivas despertou o interesse de pessoas e empresas.
Muitos usuários e grandes empresas globais acompanharam o movimento de Mark Zuckerberg, um dos fundadores e CEO do Facebook. Inclusive, pesquisa afirma que 2 bilhões de pessoas estarão no metaverso até 2026.
Seja, então, por interesse pessoal ou por causa de perspectivas de crescimento empresarial, o momento para descobrir como entrar no metaverso e por onde começar chegou.
Se você também tem interesse em participar desse novo universo virtual e deseja criar estratégias de marketing digital dentro dessa realidade, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o metaverso!
Como entrar no metaverso?
O metaverso pode ser compreendido como o mundo virtual acessado pelas pessoas para elas viverem suas vidas virtuais. Nesse ambiente digital compartilhado e submerso, homens e mulheres interagem uns com os outros de modos diferentes e inovadores.
Para acessar o metaverso, determinados equipamentos são necessários. Hoje, mesmo assim, é possível fazer isso pelo seu próprio computador ou celular.
Se, no entanto, você quiser vivenciar uma experiência mais imersiva, precisará não só de uma conexão estável com a internet, como também de dispositivos específicos, a saber:
- óculos de realidade virtual ou aumentada, como o Meta Quest 2 e o Ray-Ban Stories.
- computador com processador e memória RAM mais potentes, além de placa de vídeo indicada para jogos;
- dispositivo geral de controle que possibilita integrar o mundo físico ao virtual e controlar os óculos de realidade virtual, conhecido como joysticks;
- ativos digitais, os quais são semelhantes a dinheiro virtual e servem para adquirir itens e serviços dentro do metaverso; e
- plataforma que ofereça acesso a uma realidade virtual, como o Roblox, Decentraland e Second Life.
A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma dessas plataformas para que você que deseja entrar no metaverso possa conhecê-las melhor.
- Roblox: de forma gratuita, seus usuários podem explorar cidades, mundos e mapas, além de criar jogos 3D.
- Decentraland: game hospedado na blockchain Ethereum que permite aos usuários socializar, construir estabelecimentos e realizar eventos, por exemplo.
- Second Life: um dos mais antigos, pois simula a vida real e social desde 2003, e de maior sucesso em operação, tendo em vista o significativo crescimento do número de usuários cadastrados e ativos nele.
Vale destacar que essas plataformas não são o próprio metaverso. Elas apenas facilitam o acesso a experiências virtuais e permitem uma atuação restrita ao usuário, ou seja, são atividades pontuais.
O metaverso, por outro lado, apesar de ainda ser um conceito abstrato, envolve o todo, isto é, uma vida completa em realidade virtual.
Saiba o passo a passo para empresas que querem entrar no metaverso
Algumas empresas já usam o metaverso com o intuito de se aproximar de seus clientes e dar mais visibilidade a seus produtos. Foi o caso, por exemplo, da Renner, a maior varejista de moda do Brasil em faturamento.
A marca lançou coleção com desfile em realidade virtual e tecnologia 3D. Experiência precursora no país aconteceu na cidade que não dorme jamais, São Paulo, e foi parte da estratégia de moda digital da empresa.
A pergunta que surge é: seguir essa tecnologia é decisão estratégica para qualquer tipo de negócio? Além disso, como acessar e usar o metaverso sendo uma empresa?
Além dos dispositivos exigidos que foram citados há pouco, elaboramos um passo a passo para marcas que querem investir nessa realidade cada vez mais próxima.
- Estude seu público-alvo
Analise o seu público atual ou o perfil de cliente ideal para sua empresa, ou seja, o tipo que você deseja alcançar. Eles já usam o metaverso? Parecem interessados nesse universo de realidade virtual ou aumentada? Estão dispostos a investir no ambiente em questão assim como você?
As suas respostas a tais perguntas conduzirão você no caminho que deve seguir quando o assunto for a entrada ou não da sua empresa no metaverso.
- Esteja presente em plataformas de realidade virtual
Verificou que seu público-alvo se interessa pelo metaverso? Então entre na trend! Nossa sugestão para você é que marque presença em plataformas populares de realidade virtual, como as que listamos acima.
Algumas grandes empresas já estão investindo nesse ambiente digital e propondo experiências únicas e inovadoras aos seus clientes. A seguir, listaremos algumas delas:
- Nike: em 2021, a gigante de calçados criou a Nikeland dentro do jogo Roblox e anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. As duas ações pretendem atrair os fãs de jogos e modas que querem skins personalizadas para seus avatares.
- Banco do Brasil: também em 2021, a instituição inaugura operações no metaverso lançando uma experiência virtual dentro do game GTA Roleplay. Nele, o jogador pode abrir uma conta bancária para sua personagem, dirigir um carro-forte pela cidade com destino ao BB e passear pelas exposições no Egito Antigo, no Centro Cultural Banco do Brasil.
- TIM Brasil: em janeiro de 2022, a operadora de telefonia mais popular do país estreou loja virtual no metaverso, recriando a experiência de loja conceito da empresa. Os consumidores podem trafegar pelos corredores virtuais como se estivessem andando pelo próprio estabelecimento.
- Mc Donald’s: a rede de fast food entrou no mundo gamer com loja em Minecraft e The Sims. A filial virtual se chama Méqui 1000 e é o primeiro restaurante funcional desse universo.
- Ofereça promoções de experiências imersivas para sua audiência
A maior vantagem dos mundos virtuais são as diferentes possibilidades de interação com o público. Isso permite investir em múltiplas experiências imersivas, a exemplo de:
- vendas online;
- lançamento de produtos digitais;
- eventos virtuais; e
- transmissões ao vivo.
Desenvolver produtos e serviços dentro desse novo contexto digital ajuda as empresas a se relacionarem de uma forma totalmente nova com seus clientes, além de proporcionar mais visibilidade à marca e àquilo que ela comercializa.
- Crie um avatar para sua marca
Em um ambiente de realidade virtual ou aumentada, os usuários são representados por um avatar. Ele é uma espécie de identidade digital para diferir um usuário do outro.
Diversas empresas têm seu próprio avatar, pois eles simbolizam humanização e modernidade paras as marcas. Bons exemplos são Lu, da Magazine Luiza, e Nat, da Natura.
Considerações finais
Agora que você já sabe tudo que precisa para ingressar no metaverso, a pergunta que fica é: vale a pena ou não entrar nesse ambiente digital novo?
No metaverso, é possível ampliar o alcance para públicos globais, estreitar a relação com o seus clientes e posicionar a marca como visionária.
Além do mais, só aumenta a quantidade de pessoas interessadas em viver experiências virtuais, logo marcar presença em tais plataformas mostra-se como uma vantagem competitiva.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.