Vendarketing: Benefícios E Como Aplicá-Lo Em Seu Negócio - Vendarketing

Vendarketing: Benefícios e como aplicá-lo em seu negócio

A estratégia de vendarketing é um desafio em busca de maior sinergia entre marketing e vendas para aumentar a performance dos resultados.

Você conhece o potencial do Vendarketing para uma empresa? Vendarketing é uma expressão criada para se referir ao alinhamento estratégico entre os setores de marketing e vendas visando alcançar os objetvos de uma organização. Essa integração pode ser ótima para aumentar a performance das vendas e resultados. Se seu objetivo é vender, não deixe de ler esse artigo sobre Vendarketing: Benefícios e como aplicá-lo em seu negócio.

Vendarketing: Benefícios E Como Aplicá-Lo Em Seu Negócio - Vendarketing
Venda mais aplicando vendarketing

Independentemente do tamanho da sua empresa ou do segmento do seu negócio, se você aplicar essa estratégia de união, bem provável que alcance seu potencial máximo.

Ou seja, a integração das duas equipes é uma forte aliada para quem deseja aumentar o desempenho dos setores e alcançar o sucesso.

Apesar de atualmente essa estratégia está sendo muito disseminada e aplicada em várias empresas, é muito comum ainda observarmos atritos entre as áreas de marketing e vendas.

Isso acaba prejudicando muito os resultados da empresa.

Dessa forma, é preciso entender que a sintonia entre os dois departamentos é imprescindível, pois tanto o setor de vendas quanto o de marketing e sua empresa, como um todo, sai ganhando.

Com uma boa estratégia de marketing, a empresa consegue tornar o alcance de suas campanhas maior e, com isso, atrair mais oportunidades, gerar maior reconhecimento da marca e promover relacionamentos duradouros e frutíferos. Então isso, se associado de forma alinhada à estratégia de vendas promove um considerável aumento das chances de fechamento de um cliente.

Por esses motivos que a parceria entre marketing e vendas pode ser uma das principais alavancas de resultados e crescimento para o seu negócio.

Quer saber mais benefícios dessa junção? Então, continue lendo que iremos falar para vocês.

Benefícios do Vendakerting

Como vimos vendarketing é a estratégia que visa alinhar os times de marketing e vendas de uma empresa em prol dos mesmos objetivos. Vamos então conhecer alguns dos benefícios dessa estratégia?

1. Metas alinhadas e colaboradores com mesmo objetivo

Um dos principais benefícios da estratégia de vendarkerting é a possibilidade de estabelecer metas claras para as duas equipes.

De acordo com um estudo do Aberdeen Group, empresas com o grupo de marketing e vendas bem integrados alcançaram 20% de crescimento anual de receitas enquanto empresas que possuem esses dois grupos desalinhados tiveram uma queda de receita de 4% ao ano.

Sendo assim, as ações de vendarkerting fazem com que todos os envolvidos tenham seus objetivos alinhados. O marketing irá atrair as melhores oportunidades para o time de vendas, fornecendo leads bons para o time de vendas contatar o potencial cliente e fechar a compra.

2. Melhora a experiência do cliente

Com uma comunicação frequente e objetivos alinhados, as equipes trocam informações importantes promovendo, assim, melhor compreensão das necessidades do cliente e melhor experiência para ele.

Dessa forma, com os dois times “falando a mesma língua”, as chances de sucesso aumentam consideravelmente já que falhas de comunicação reduzem.

3. Maior possibilidade de mensurar o impacto das ações de marketing em vendas

Quando há conexão entre as duas equipes, fica mais fácil mensurar as taxas de conversão de todo o funil de vendas. Após análise dos dados, ficará mais fácil compreender onde estão os GAP´s e quais são as melhores oportunidades.

Além disso, fica mais fácil analisar quais os canais mais adequados para aquisição e quais os melhores perfis para uma abordagem de venda.

4. Aumenta o ROI dos departamentos de vendas e marketing

Com vendarketing, você consegue monitorar as ações e mensurar o impacto delas de forma mais assertiva. Assim, pode perceber de forma clara qual é o retorno sobre o investimento (ROI) de cada estratégia. E Caso o resultado não tenha sido satisfatório,  a equipe consegue otimizar as ações  para melhorar a campanha.

Isso é possível porque, no decorrer da jornada do consumidor, com vendarketing você pode transformar um contato frio em uma venda praticamente fechada.

E então, gostou desses benefícios?

Como implementar a estratégia de vendarketing

Já deu para perceber como é imporatnte para o seu crescimento o alinhamento proposto pelo Vendarketing, não é mesmo? Por isso, seguem então algumas dicas de como aplicá-lo em seu negócio.

1. Defina uma linguagem universal para as equipes

Se você ainda não inseriu o funil de vendas na sua empresa, então precisa fazer isso agora! O primeiro passo para isso é estabelecer quais oportunidades de negócio serão transmitidas desde o primeiro contato até o final da negociação.

Por isso, a comunicação precisa estar totalmente ajustada para não haver ruídos. Assim, padronize com a sua equipe as nomenclaturas utilizadas em cada estágio, pois é fundamental que os times estejam alinhados à linguagem.

2. Estabeleça um SLA

O Service Level Agreement – SLA – em tradução ‘’acordo de nível de serviço’’, é uma das partes mais interessantes da estratégia de vendarketing.  Refere-se à especificação, em termos mensuráveis e claros, do que precisará ser realizado por cada time.

Ou seja, o que precisará ser entregue em termos de quantidade e quais critérios serão estipulados em termos de qualidade.

Por exemplo: A equipe de venda precisará finalizar 15 vendas para bater a meta e o time de marketing precisará entregar 110 leads qualificados. Desse modo, lembre-se de estipular metas possíveis, sempre levando em conta o orçamento destinado para o marketing.

3. Metas e incentivos compartilhados

Difícil pensar em vendas sem metas, não é mesmo? Esse é até um ponto que move muitos profissionais da área. Contudo, essa meta precisa ser responsabilidade de todos, ou seja, como um grande time, o marketing também precisa trabalhar orientado com esses resultados numéricos.

Por isso, você precisa ter números concretos para estipular as metas. Deixe tudo transparente e alinhado para ambos os lados, todas as informações precisam ficar claras.

Além de dividir as metas, você também precisa trabalhar com incentivos para ambas as áreas, o time de vendas costuma receber bonificações quando atingem alguns resultados. É  o momento de ampliar essa prática também para o marketing. Lembre-se: O vendarketing precisa estar conectado e não em atrito.

Dessa forma, ofereça as mesma condições para os dois setores.

4. Reuniões de acompanhamento periódicas

Para implementar a estratégia de vendarketing de forma eficiente, é fundamental estabelecer reuniões periódicas entre os times de venda e de marketing. Com isso, eles irão se comunicar sobre os desafios que cada time está percorrendo e sobre possíveis soluções para as demandas.

Além disso, será possível fazer análises frequentes do andamento das metas!

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