O Que É Posicionamento De Marketing? - Posicionamento De Marketing

O que é posicionamento de marketing?

O posicionamento de marketing trata-se de um grupo de estratégias que tem o objetivo de divulgar uma marca e seus produtos ou serviços. Confira!

O posicionamento de marketing ou de mercado trata-se de um grupo de ações estratégicas que tem o objetivo de divulgar uma marca e seus produtos ou serviços, de forma a ocupar um lugar diferenciado na mente e no gosto do público.

Quanto melhor essa posição, maior seu destaque frente à seus concorrentes, e toda a divulgação é feita no mercado em que a empresa atua.

Trabalhar a percepção e as experiências oferecidas ao consumidor que se relaciona direta ou até mesmo indiretamente com seu negócio é sinônimo de criação de autoridade e reputação no nicho em que se atua.

Nesse artigo falaremos sobre como trabalhar o posicionamento do seu negócio, bem como algumas dicas para uma ação de marketing promocional mais assertiva, então, continue a leitura!

Entendendo a segmentação e diferenciação

O especialista e expoente em marketing e gestão Philip Kotler, em seu livro “Administração de Marketing”, define posicionamento como um resultado de dois fatores bem aplicados: a segmentação e a diferenciação.

Segundo ele, a projeção do produto ou serviço oferecido, assim como da imagem da empresa devem ocupar uma posição de destaque no que tange às escolhas do público e a criação de novos consumidores fiéis à marca.

A captação e atração de novos clientes é um processo que se invalida rapidamente se não houver um forte movimento no sentido de manter e satisfazer as necessidades daqueles que já estão caminhando pelo seu funil de vendas.

De que forma trabalhar a estratégia de posicionamento?

Para desenvolver o posicionamento de marketing de uma organização, como em uma loja de pneus carros antigos, é necessário oferecer algo único e se comunicar com o público de forma a projetar a imagem desejada.

Em outras palavras, estamos falando aqui sobre garantir que a sua marca carregue uma forte proposta de valor e certifique-se de que a percepção gerada nos usuários realmente corresponda ao objetivo da empresa.

Pode até parecer irrelevante salientar essa importância, mas uma das maiores dificuldades encontradas no ambiente corporativo é essa adaptação da linguagem e do diálogo para evitar distorções subjetivas sobre o que é oferecido.

Deve-se considerar e alinhar as qualidades técnicas, assim como todos os outros valores emocionais e subjetivos envolvidos, para um posicionamento consistente.

1 – As ferramentas de pesquisa são grandes aliadas

Para o primeiro passo existem diversas ferramentas, principalmente no que tange o mundo digital, e as pesquisas são grandes aliadas para o posicionamento de uma empresa de design de interiores especializada em papel de parede 3d, por exemplo.

Elas são úteis também para identificar o nível de aceitação sobre as ideias e conceitos trabalhados em associação à sua marca, assim como quais são os canais de comunicação mais eficazes, entre tantas opções disponíveis.

É impossível falar em posicionamento de mercado sem buscar a compreensão da perspectiva do consumidor, visto que serve como o norteador de toda a estratégia.

Dessa forma, os formulários e enquetes, além de conversas que sondam essa percepção do público são extremamente úteis para a definição assertiva da persona.

Invista recorrentemente em pesquisas de satisfação e sempre esteja aberto à feedbacks e sugestões.

Considere essa ferramenta como aliada tanto para avaliação da proposta e da saúde da marca, e até mesmo para avaliar as diversas questões pontuais relativas à comunicação em si, como o logotipo, slogan, cores, entre outros.

2 – A definição da persona

A persona é uma ferramenta-chave do marketing digital, uma vez que se trata de um perfil semi fictício extremamente detalhado que compreende o real consumidor do seu produto ou serviço, como uma aula canto.

Você, como gestor, precisa conhecer seu público de fato, e isso envolve uma definição clara e real de pontos específicos sobre a persona, bem como:

  • Seus desejos;
  • Necessidades e aspirações;
  • Possíveis dores;
  • Expectativas.

É exatamente esse conjunto de detalhes e sua correta interpretação, que fornecerá todas as informações para avaliar se a experiência do usuário está alinhada com sua proposta de valor.

3 – A proposta de valor

Para que uma determinada organização empresarial, seja para uma assessoria esportiva em hotéis ou uma multinacional, encontre seu espaço no mercado e defina quais são seus diferenciais, ela deve:

  • Estudar criteriosamente mercado e público-alvo;
  • Mapear a concorrência;
  • Identificar valores, símbolos e linguagem para um bom diálogo;
  • Comunicar seus diferenciais com eficiência em uma mensagem única.

Essas são diretrizes básicas para um bom posicionamento de marketing, e existem vários caminhos para a diferenciação da marca.

Não existem fórmulas ou receitas prontas, e tudo depende de um ponto primordial no desenvolvimento de um negócio, ou mais precisamente, do tripé por trás da proposta empresarial: a missão, a visão e os valores.

É essa tríade que vai ditar onde focar para o desenvolvimento dos diferenciais, e o fato é que toda a estratégia vai depender do perfil do público-alvo, uma vez que a marca deve visar uma reflexão da cultura e propósitos dos consumidores, para seu posicionamento.

Cada vez mais o fator de compactuação sobre os valores, impactos e ações de uma empresa, vem se tornando um grande peso para a decisão do cliente sobre optar pela marca A ou B.

4 – O mapa de posicionamento

Essa é outra ferramenta valiosa, e que permite ao empreendedor identificar quais são os diferenciais de um produto ou serviço mais visados pelo público dentro de seu segmento.

De forma bem didática, o desenvolvimento de um mapa de posicionamento de marketing é feito a partir de um gráfico, em que os quadrantes comportam os diferenciais mais valorizados.

Ao posicionar tanto sua empresa de construção comercial quanto as concorrentes nesse plano cartesiano, é possível visualizar a pontuação em cada critério e ter um melhor panorama sobre o mercado.

Benefícios de conquistar uma boa posição

Entre as principais vantagens de definir e manter seu negócio bem posicionado, podemos citar o controle sobre a imagem da organização, de forma que quanto mais se possui uma posição de liderança, maior a influência da marca.

A fidelização do cliente, outro grande objetivo de qualquer negócio, entra na nossa lista de benefícios, pois voltando ao que foi dito no início do artigo, o posicionamento é a garantia de destaque na mente do consumidor.

Podemos dizer que até mesmo no coração do consumidor, pois existe o desenvolvimento de toda uma ligação emocional por parte do público. É uma conexão associada ao estilo de vida, comportamento e demais princípios pessoais.

Esse é o definidor do input subjetivo de que a marca da sua academia, por exemplo, seja a primeira escolha quando o usuário pensar em aula de pilates.

Ao provar o seu valor, a companhia consequentemente aumenta sua competitividade ー quanto melhor o posicionamento, maior a capacidade dela de superar a concorrência e ganhar a atenção de novos consumidores.

Outro bônus é a clareza para a tomada de decisões e definição dos objetivos da empresa, seja a curto, médio ou longo prazo.

Tipos de posicionamento

Existem diversos tipos e possibilidades para o posicionamento, e como frisamos, ele será definido de acordo com as propriedades pessoais da marca e as estratégias empregadas para o seu desenvolvimento. Podemos citar:

  • A qualidade;
  • A exclusividade;
  • O custo-benefício;
  • A inovação;
  • A responsabilidade sócio-ambiental;
  • O atendimento ao cliente.

Além disso, a percepção de qualidade deve ser considerada conforme a opinião do consumidor, visto que o sucesso depende de que todos os critérios sejam atendidos.

Para se posicionar pelo desempenho e pela qualidade, é pré-requisito que esses fatores realmente sejam superiores ao compararmos com a concorrência.

Já o posicionamento por preço depende do custo-benefício associado ao produto ou serviço, e é possível fazê-lo tanto pelos preços baixos quanto pelos preços altos, como no caso do mercado de luxo.

Ser memorável e excepcional nos processos de serviços aos clientes (Customer Service), é uma estratégia sempre positiva e com resultados garantidos, e cada vez mais comum no mercado.

O desenvolvimento de um relacionamento sólido, assim como a personalização, são fatores que suprem a demanda do mercado de foco no cliente.

Aliás, a personalização pode ainda ser trabalhada de forma individual para o posicionamento, principalmente se tratando de nichos de mercado mais novos.

Um exemplo aqui é o amplo mercado da tecnologia e da automação de processos, que podem ser customizados conforme as necessidades de cada cliente.

 

Considerações finais

Nesse artigo, você viu como o posicionamento de marketing compreende um conjunto de ações estratégicas de divulgação e promoção de uma marca.

O objetivo principal é ocupar um espaço na mente do público, racional e emocionalmente, visando a escolha de determinado produto ou serviço.

É pelo posicionamento que a reputação de uma empresa se consolida, ou seja, estamos falando de um impacto direto nos resultados da organização: nas vendas, na rentabilidade, sustentabilidade e potencial de crescimento.

É o posicionamento que torna um negócio especializado em cobertura de garagem no “Top of Mind” do segmento. Ou seja, a marca é a primeira impressão que vem à mente do consumidor ao considerar a categoria.

Isso pode ser construído a partir da qualidade e do desempenho dos serviços e produtos, pelo preço, pela personalização e pelo serviço ao cliente.

Basta ter compreensão e controle sobre os propósitos e objetivos, e certamente desenvolverá uma excelente campanha de posicionamento, gerando destaque e bons resultados. Converse com um especialista!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post navigation