Automação De Marketing: Tudo O Que Você Precisa Saber - Automação De Marketing

Automação de Marketing: Tudo o que você precisa saber

Entenda o processo de automação de marketing e como ele pode ser benéfico para seu negócio se usado de forma estratégica. Tudo que você precisa saber sobre.

Se você está familiarizado com o marketing digital, provavelmente, você já ouviu falar sobre automação de marketing. Mas o que acontece, é que muitas pessoas acreditam que a automação é uma ferramenta usada somente para substituir as pessoas por um processo mecanizado de nutrição de leads. Para entender melhor, veja esse blog de automação de marketing: tudo o que você precisa saber.

Automação De Marketing: Tudo O Que Você Precisa Saber - Automação De Marketing
Disparo de e-mail marketing

Para quem vê de fora, pode parecer um processo confuso. Mas acredite: A estratégia de automação de marketing é enriquecedora e irá aumentar muito mais a eficiência de suas ações.

Sabemos como o público disponível na internet é amplo. Sendo assim, essa estratégia pode ajudar a atraí-los com mais qualidade, reduzindo custos, economizando tempo e aperfeiçoando a relação dos potenciais clientes com a sua marca.

Quando bem ajustada, ela é fator crucial para o crescimento do seu negócio. A Automação de Marketing colabora para que você consiga atingir potenciais clientes em grande escala e de forma personalizada. Ou seja, com um bom alinhamento com o seu time de vendas, ela poderá alavancar o seu negócio.

Quer entender mais e descobrir como você pode utilizar esse plano de ação para melhorar o crescimento da sua empresa? Então, confere abaixo. Vamos te explicar tudo sobre Automação de Marketing.

O que é Automação de Marketing?

Se surgiu na sua cabeça “fluxos de nutrição para Leads”, você não está errado. A automação permite ações como disparo de e-mails sequenciais, mudar o estágio do Lead no funil, adicionar ou remover tags, etc.

Ela é justamente essa prática de utilizar plataformas e tecnologias para ter uma ação em escala, elevando os resultados do seu negócio. Contudo, ela não se restringe a um processo automático.

Isso porque através da automação é possível entender o comportamento do seu público e desenvolver um relacionamento mais próximo. Acompanhando e agindo de forma personalizada. Assim, consequentemente, escalará as suas vendas.

Dessa forma, a Automação é essencial para economizar o tempo da sua equipe com trabalhos manuais e focar em um ponto crucial: o relacionamento.

Para obter um bom resultado, você precisa entender o interesse real do seu lead e agir de forma personalizada e escalável.  Dando a ele todas as informações que precisa de maneira automatizada, mas sempre em busca de sanar o problema do cliente e construir um bom relacionamento.

Quais os benefícios da automação?

A Automação de Marketing propõe uma escalabilidade do processo, com ele você consegue otimizar os esforços do seu time e colher mais resultados. Sendo possível identificar padrões e acelerar processos.  Independente de você ser uma empresa grande ou pequena, você tem muito a ganhar, como:

– Nutrição de Leads que não estão prontos

É natural nos depararmos com clientes que não estão prontos ainda para realizar a compra, seja por não caber no seu orçamento no momento ou por não ser a sua prioridade. Ele pode ainda não tá pronto, mas pode vir comprar em breve, entende?

Mesmo não estando no momento de compra, esse relacionamento é valioso. Talvez você só precise educá-lo para que ele entenda sua necessidade de compra. Por isso, a importância de fornecer informações úteis e ricas para eles.

Dessa forma, com a Automação de Marketing é possível manter um acompanhamento de forma personalizada, mantendo-se próximo e sempre agregando. Essa ação é importante para aumentar a geração de oportunidades e fixar sua empresa na cabeça do potencial cliente quando o momento de compra chegar.

– Mais eficiência no Funil de Vendas

Se a sua empresa já tem a jornada dos clientes bem estruturada, será muito mais fácil criar guias e processos para te auxiliar na atração e captura de mais leads.

Sendo assim, é preciso compreender que em toda compra há um processo, o qual o comprador passará por alguns estágios.

 As estratégias de Automação de Marketing costumam se basear muito na etapa da jornada de compra. São elas:

1: Aprendizado ou descoberta ,

2: Reconhecimento do problema

3: Consideração da solução

4: Decisão de compra

Automação De Marketing: Tudo O Que Você Precisa Saber - Automação De Marketing
Etapas da jornada de compra

Observando o comportamento do lead, você consegue identificar em qual estágio de compra ele se encontra e qual interesse de cada um. Conseguindo assim, traçar um caminho de envio de conteúdo, com a finalidade de conduzi-lo para o próximo estágio até chegar ao fundo do funil.

– Leads mais preparados geram tickets maiores

Informar é ponto chave para qualificar sua venda. Já notou que quanto mais conhecemos do assunto e reconhecemos nosso problema, mais criteriosos ficamos em nossa compra? Ficamos querendo a melhor solução, não é?

Pois essa é a tendência quando seu potencial cliente conhece mais sobre o tema, aumenta sua disposição em investir mais na solução. Por isso, leads mais maduros geram ticketes maiores. Mas para isso, é necessário que a Automação de Marketing forneça um conteúdo atrativo e relevante para preparar a venda.

Dessa forma, quando os leads estiverem mais para o fundo do funil, você pode nutri-los com e-mails mais diretos, apresentando cases de sucesso, oferecendo atendimentos, ou até mesmo uma oferta especial.

– Comunicação personalizada com a persona

Ao realizar uma campanha de automação, você tem a possibilidade de segmentar os leads utilizando diversos critérios. É importante possuir uma base de leads bem segmentada e ter disparos de e-mail marketing mais direcionados.

Dessa forma, a partir dessa segmentação sua empresa poderá personalizar qual a melhor a abordagem do lead para realizar uma comunicação com ele. Possuir esse conhecimento é fundamental para tornar o relacionamento melhor.

Ou seja, antes de criar uma ação de comunicação, é necessário definir para qual segmentação ela será realizada e com qual persona ela vai se relacionar, pos sabendo a persona a comunicação será mais eficiente. Isso faz com que as diversas personas percorram seus próprios caminho, e não tenham um trajeto genérico. Portanto, ao adotar essa estratégia você agregará valor e desenvolverá um relacionamento mais promissor na sua automação.

– Reduz o Ciclo de vendas

Com a automação você consegue acompanhar, gerir e nutrir seus contatos. Fazendo com que o lead chegue mais preparado para conversar com equipe de venda.  Assim, ele compreende melhor o assunto e suas necessidades. Só precisa mais de um processo consultivo e apoio para tomar a decisão final.

Portanto, a equipe de vendas gasta bem menos tempo argumentando, e sim, auxiliando o lead a escolher a melhor solução para a sua demanda. Isso torna o processo de compra muito mais ágil e eficaz.

– Gestão de Leads

Já sabemos que os leads são contatos que possuem potencial de se tornarem clientes. E é essencial fazer a gestão dos leads. Observando o processo de forma organizada e controlando a mudança de comportamento dos contatos de forma constante e uniforme. Trabalhamos sempre analisando dois pontos no mínimo. São eles:

Marcação de Lead Qualificado: Analisa quais os leads podem ser considerados com perfil de lead qualificado. Ao fazer essa identificação, ocorrerá a alteração para categoria lead qualificado. É a sua persona.

Marcação de Oportunidade + Repasse para vendas: Identifica os Leads que têm um maior interesse e estão querendo marcar um atendimento. Quando ocorre isso, marca-os como oportunidade e envia para o CRM.

– Ferramenta de Automação de Marketing

Diante do exposto, para ter um bom resultado, é necessário possuir uma plataforma de automação de marketing que auxilie a captura de leads e possibilite:

  • Planejamento de segmentações avançadas;
  • Criação de fluxos de automação para interação com os Leads;
  • “Coleta de informações” dos Leads através de formulários;
  • Gerenciamento da base de Leads.

Nós somos agência parceira da RD Station, a maior ferramenta de automação de marketing a América Latina, e realizamos através dessa ferramenta, praticamente todo o nosso desenvolvimento de estratégias de marketing e plano de ação para atração de novos clientes, dentre outros objetivos de marketing digital. A plataforma RD station é um verdadeiro “QG” digital.

Saiba mais sobre ela nesse vídeo:

Contudo, também existem no mercado outras plataformas de automação, como:

  • Mautic
  • LeadLovers
  • Mailchimp
  • Hubspot
  • Sharpspring
  • Outras…

Por fim, após algumas dicas e explicações, você já deve ter percebido que a Automação de Marketing está baseada em atrair e atuar de forma personalizada em grande escala. E que é uma ótima forma de atração para obter sucesso nas vendas e colher os benefícios. Se você quer crescer, você precisa começar a explorar essa estratégia. Marque uma conversa com a nossa equipe e descubra como você pode fazer isso.

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