O popular marketing boca a boca já é a muito tempo considerado um dos maiores aliados dos pequenos empreendedores de produtos e serviços que querem garantir mais vendas, sendo esse processo estruturado dentro do marketing de indicação.
Apesar de não ser nenhuma novidade, a presença do marketing de indicação é marcada pela capacidade de trazer bons resultados tanto para a imagem da marca como uma referência de mercado quanto quantitativamente em relação ao aumento das vendas.
Mesmo que os empreendedores e os gestores de marketing de uma empresa não percebam que o marketing está presente diretamente no dia a dia de todas as empresas, nas conversas é comum que amigos e conhecidos indiquem diferentes produtos.
Por muito tempo a lógica que dava início a esse processo era a promoção apenas de uma boa experiência individual, ou seja, garantir o melhor serviço de chaveiro automotivo para cada cliente e assim ter mais chance de ter o seu trabalho recomendado por ele.
Assim como tantos outros processos de marketing a difusão e democratização da internet deu mais escala ao boca a boca e agora por meio de uma postagem uma pessoa pode recomendar direta e indiretamente um produto para centenas de pessoas.
Nesse contexto foram criadas estratégias mais arrojadas para que mais pessoas tenham a vontade de promover o seu produto dentro de um círculo social, a partir disso que se garante o aumento de vendas e de reconhecimento do marketing de indicação.
Quando não é a empresa que está apresentando um produto e sim um usuário ou terceiro que faz a indicação.
A ideia de percepção de discurso de venda fica mais difusa e a comunicação ganha caráter de testemunho, isso gera um aumento considerável na conversão.
O popular marketing de divulgação boca a boca também pode ser encontrado e citado como referral marketing, em suma ele se baseia em um conjunto de técnicas para motivar clientes e parceiros a divulgar determinados produtos para o seu círculo social.
O que é marketing de indicação?
Para entender como ele pode afetar o número de vendas, o reconhecimento e a reputação de uma empresa especializada em uniforme de segurança patrimonial é preciso entender antes de forma mais profunda o que é o marketing de indicação.
Em linhas gerais o marketing de indicação pode ser entendido como um conjunto de estratégias e ações focadas em fazer do seu público um canal autossuficiente de aquisição de novas oportunidades.
A base dessa criação está na capacidade de criar iniciativas que garantem um estímulo aos clientes mais satisfeitos em falar dessa satisfação e de forma orgânica apresentar a sua marca para o seu círculo social de familiares e amigos próximos.
Por mais que explicando dessa forma parece algo complexo, esse processo é responsável por garantir não só uma fonte situacional de novas vendas mas sim um canal fluido de conexões com um potencial de conversão sem igual.
Uma empresa de alimentação focada em marmita low carb congelar pode lançar mão de uma infinidade de iniciativas para que seus compradores postem em suas redes sociais as refeições e suas opiniões sobre o produto e assim ser reconhecido por mais pessoas.
Quando uma empresa usa o potencial de divulgação da sua base consumidora ela também está usando da credibilidade dessas pessoas diante das pessoas que as conhecem, ou seja, ganham nas duas frentes de marketing, alcance e identificação.
Uma das estratégias mais populares nesse contexto é a criação de um programa de indicação, que oferece uma série de benefícios para consumidores que convida mais pessoas a consumir a marca, deixando mais claro as compras geradas pela indicação.
Como funciona o marketing de indicação
Entendendo o que é o marketing de indicação desde o popular boca a boca até o conceitual referido marketing, agora resta entender como uma empresa de pet shop pode usar essa estratégia para valorizar seu serviço de banho e tosa leva e traz.
Um dos pontos mais importantes é entender que com a capacidade de comunicação horizontal que a internet oferece com as redes sociais, ter uma base de clientes que recomendam e divulgam seu trabalho de forma orgânica é muito importante.
Essa base adquirida pode com um custo muito baixo para a empresa garantir o mesmo alcance de influenciadores e outras ações de marketing de maior investimento e com uma taxa de conversão muito mais alta que as demais.
Boa parte das estratégias mais arrojadas e que apresentam os resultados mais significativos de marketing de indicação passam pela necessidade de oferecimento de um retorno para o cliente indicado.
É importante entender que esse processo pode ocorrer organicamente em um menor grau.
Pois, o trabalho da gestão de marketing de uma empresa de painel de LED se baseia na promoção e na amplificação desse processo natural para garantir um resultado corrente e mais valioso.
Para estruturar uma estratégia de marketing de indicação é possível separar alguns passos essenciais, entre eles estão:
- Definição de objetivos primários e secundários;
- Observação do mercado e rastreio de promotores mais eficientes;
- Elaboração de um mecanismo de indicação e verificação;
- Definição de recompensas por indicação;
- Verificação e validação dos resultados.
Além de oferecer recompensas e divulgar a possibilidade de indicação é preciso que a empresa crie uma dinâmica para que esse processo seja mais atraente e que ao mesmo tempo ela consiga validar cada indicação.
Uma das formas de fazer isso é por meio da gamificação da da verificação, quadro de pontuação, recompensas secundárias e emblemas são formas de recompensar o indicador durante sua divulgação com uma espécie de emblema para incentivá-lo.
Por que adotar o marketing de indicação?
Quando os especialistas, estudiosos e gestores de marketing de grandes empresas apresentam estratégias de refferal marketing, pode parecer algo muito disruptivo e novo, mas a verdade é que se trata do tão popular modo de divulgação boca a boca.
Quando uma pessoa faz uma consulta com um dermatologista e fica satisfeito com o atendimento ao ponto de recomendar para os amigos é possível que essas pessoas procurem o mesmo profissional para agendar também um horário.
Isso pode acontecer e ocorre desde muito tempo atrás de forma orgânica e provavelmente se o novo paciente não comentar o especialista pode nem saber que esse novo atendimento foi fruto de uma indicação.
Os pequenos empreendedores de qualquer nicho, seja um restaurante ou uma pequena loja de aluguel de brinquedos já ouviram como o boca a boca é o seu maior aliado para aumentar as suas vendas.
Esse conhecimento popular ligado ao entendimento de que atender bem cada cliente vai aos poucos trazer mais pessoas e valorizar a sua marca não poderia estar mais certo, o marketing de indicação explora essa dinâmica para gerar ainda mais resultados.
O marketing de indicação é uma estratégia que busca incentivar, valorizar e acelerar esse processo no curto e no longo prazo.
Algumas empresas chegam a estruturar todo o seu marketing a partir de indicações e micro influência para chegar até mais clientes.
O grande potencial do marketing de indicação é a demanda por fazer as empresas chegarem até pessoas de forma indireta, fazendo com que o discurso de vendas fique mais difuso e assim a chance de conversão de venda aumenta consideravelmente.
Considerações finais
Dito isso, o que apareceu no mercado nos últimos anos como referral marketing ou em português, marketing de indicação, é uma estratégia de marketing baseada em indicações indiretas, assim como o popular boca a boca, essa tática se mostra cada vez mais eficiente.
Fugindo do nome complexo, é possível entender esse conceito observando a realidade do dia a dia. Ao visitar as redes sociais, no meio de anúncios, conteúdos e outros mecanismos de venda estão alguns consumidores que ao invés de pesquisar pedem uma indicação.
Quando uma pessoa pergunta se alguém do seu círculo pessoal conhece uma boa marca de caixa de som, onde a maioria dos usuários veem apenas uma interação, as empresas enxergam isso como uma possibilidade real de estabelecer um canal de marketing.
Esse processo apesar de passar despercebido em boa parte das vezes, essa estratégia se prova como uma das mais eficientes, uma vez que a marca é apresentada por um terceiro, o marketing se torna indireto e tem um maior poder de persuasão.
Com tanta eficiência, essa estratégia foi dinamizada e aprimorada para aumentar o número de indicações de um determinado serviço ou produto de forma coordenada. As recomendações podem ter a eficiência de até noventa por cento de conversão de venda.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.