O marketing digital está há muito tempo mudando completamente a forma com que empresas e consumidores interagem e se conectam. Se antes uma campanha poderia ser arrastada por meses, agora empresas investem em script para stories diários.
Quando se fala em redes sociais, a constância e a presença são requisitos indispensáveis. Esse mercado está cada vez mais ativo e dinâmico, e milhares de empresas estão produzindo conteúdos dos mais diversos nichos e espaços de atuação.
A necessidade de conteúdo é tão latente que o Instagram identificou em uma função semelhante a um aplicativo concorrente chamado Snapchat, uma ferramenta capaz de criar uma relação mais aproximada e íntima entre um perfil e seus seguidores.
A princípio, os stories eram ferramentas utilizadas para pessoas compartilharem seu dia a dia sem que o conteúdo permanecesse fixo em seu perfil, buscando a humanização. Os perfis de empresas passaram a adotar estratégias, conseguindo até vender pelos stories.
Os stories são mais uma das diversas funções e espaço que a ferramenta Instagram oferece aos criadores de conteúdo. Com um planejamento adequado, empresas e influenciadores podem fazer com que esse recurso gere muito valor.
Por mais que o formato tenha nascido para ter mais espontaneidade em suas publicações, toda a presença digital de uma empresa de plano de mobilidade urbana sustentável deve ser planejada e ainda mais importante, ter intencionalidade em suas ações.
Isso significa que apenas mostrar o dia a dia, ou realizar diversas publicações sem contexto, pode ser extremamente prejudicial para a retenção de consumidores de conteúdo. Cada vídeo ou imagem de 15 segundos deve ter contexto e intenção ao ser postado.
Atualmente, mesmo com a ascensão dos reels, os stories ainda são as formas mais eficientes de criar um relacionamento entre empresas e consumidores e, por consequência, vender maior quantidade de determinado produto ou serviço.
No universo das redes sociais, o engajamento é peça fundamental de qualquer estratégia de venda ou de conexão, e dentro dos stories existem diversas funções que dão mais opções de interação entre criador de conteúdo e audiência.
O que é um script para stories?
Um dos maiores desafios é também uma grande polêmica dentro dos círculos que investem e estudam o funcionamento das redes sociais: a importância, ou não, de realizar postagens diariamente. Em muitos casos, esse ritmo de criação é mais difícil de ser alcançado.
Mesmo que uma empresa especializada em limpeza invista em postar todos os dias nos stories um conteúdo de baixa qualidade, sem contexto, motivo ou estratégia, esse esforço pode ser ainda mais prejudicial e infrutífero de resultados.
Além de não mostrar a empresa e suas qualidades de forma coerente, é preciso entender que o engajamento funciona a partir de porcentagens, então, quando se posta muito sem engajamento, seu perfil passa a perder cada vez mais relevância para o Instagram.
O primeiro passo para melhorar o engajamento é o planejamento das ações. O script para stories entra nesse contexto como um guia das ações que serão postadas ao longo do dia nos melhores horários e nos formatos mais adequados à aceitação da audiência.
A ideia de ter uma programação pode parecer robótico, cansativo ou pouco criativo, mas a questão é que esse roteiro pode ser bastante amplo e completo e, ainda assim, constante mantendo a audiência conectada e facilitando a produção de conteúdo.
Pessoas vivem por anos ligando a televisão nos mesmos horários para assistir programas todos os dias e, por mais que a Internet tenha uma característica de conteúdo sob demanda, o público tende a criar hábitos e consumir conteúdo a partir desses hábitos.
Uma empresa de envelopamento automotivo cinza pode ter uma rotina de criação com os conteúdos que geram mais engajamento e, é a partir desse modelo, que o criador pode seguir produzindo coisas novas e inovando dentro da rotina de criação.
Como desenvolver um script para stories
Para manter uma constância no ritmo que as redes sociais, em especial os stories do Instagram, demandam, é mais que recomendado o uso de ferramentas de criação como os scripts para stories.
É através desse planejamento que uma empresa de conserto de cortina de rolo pode desenvolver seu conteúdo de maneira mais prática e coerente. Nesse processo, o criador de conteúdo precisa definir questões como:
- Descobrir os melhores horários de postagens;
- Estar a par dos assuntos relevantes do dia a dia;
- Manter espaço entre a programação normal e acontecimentos;
- Equilibrar formatos de conteúdo;
- Utilizar as ferramentas de interação.
A competitividade pela atenção das pessoas dentro das redes sociais fez com que as empresas buscassem, cada vez mais, formas de aumentar o desempenho das postagens. Esse esforço atua em duas frentes: o conteúdo e o formato.
Quando se fala em formato, toda e qualquer característica pode ser otimizada para que os stories alcancem cada vez mais pessoas. A conexão com o público também é uma questão de oferecer o conteúdo no lugar e no momento certo.
Por mais que a humanização seja uma característica fundamental da atuação de uma empresa de carpete em placas para escritório é necessário que, junto a isso, a empresa apresente sua proposta de valor, serviços, ofertas e campanhas do momento.
É na programação que se define quais os temas devem ser abordados e as sequências lógicas desses conteúdos. Uma boa forma de definir essa organização, é analisar a sequência de conteúdo do ponto de vista de um usuário.
Deve-se definir que a presença digital intencional, estratégica e planejada, não significa gerar um modelo estanque e fixo, pois dentro da programação e do script para stories existe muito espaço para inovações e mudanças conforme a performance dos conteúdos.
Dicas para desenvolver estratégias pelos stories
Empresas de nichos como divisória em vidro temperado, e até criadores de conteúdo, esbarram em muitas dificuldades para gerar uma rotina de conteúdo no dia a dia. Muitas vezes, isso parece um desafio e tanto, mas existem estratégias que facilitam esse processo.
Em geral, as estratégias de maior sucesso utilizam uma programação de até dez stories por dia. Inicialmente, pode-se pensar que isso é muito conteúdo, porém, olhando do ponto de vista temporal, esses stories equivalem a dois minutos e trinta segundos de produção.
Visto isso, é preciso entender que o conteúdo dos stories em si não é trabalhoso. O processo de criação pode ser o mais difícil, desde a criação de ideias até a produção. A melhor ferramenta para melhorar essa condição é a organização do seu tempo e trabalho.
Muitas vezes, a desculpa para não criar no dia a dia dentro dos stories, é a falta de criatividade. Para isso, é possível criar um banco de ideias e processos criativos que facilitam a produção em sequência de todo o tipo de conteúdo.
Quando se pensa em um roteiro de stories de uma empresa de rótulo garrafa personalizado, é preciso deixar de olhar para cada postagem e passar a enxergar todos os stories como uma peça só que precisa manter uma ordem e uma lógica interna.
A melhor forma de fazer esse conteúdo de maneira coerente é a partir de uma narrativa. Qualquer produto ou serviço pode ser apresentado a partir de uma história ou relações práticas, como causa e efeito ou consequência do uso da marca.
Os stories são uma ferramenta entre as mais versáteis presentes nas redes sociais hoje em dia. Dentro dela, é possível incluir imagens, textos, vídeos, interações e outras diversas opções, e também é preciso equilibrar todos esses formatos dentro de uma programação.
Considerações finais
Dentro do marketing digital atual, uma das ferramentas mais populares e acessíveis para empresas de todos os portes é a utilização de redes sociais como o Instagram. Um formato que gera resultados consistentes é o stories que estão presentes em diversas plataformas.
Os stories aparecem no topo da interface, pois esse é o formato mais consumido no dia a dia dos usuários e, por consequência, esse é o recurso que vira o foco das empresas que querem vender mais pela Internet.
Por muito tempo, os stories e seu popular “arrasta para cima” foi a única forma de o Instagram gerar tráfego para outras ações de uma empresa, como o site ou uma lista de contatos. A partir daí, as marcas passaram a desenvolver estratégias para esse formato.
A grande questão é que, para gerar resultados a partir dos stories em uma empresa de chaveiro imobiliário personalizado, é preciso ter constância e volume de produção. Para isso, os roteiros de produção são essenciais.
Com eles, o criador de conteúdo tem o planejamento das postagens e pode se programar com mais controle das ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.