A taxa de tráfego de usuários diária no aplicativo do Instagram é monstruosa, e o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de usuários da plataforma no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Isso não acontece à toa, com o advento da digitalização mundial, se tornou cada vez mais comum que as pessoas adotem o hábito de fazer tudo pela internet, desde compra de comida, remédios à educação, e escolha de roupas.
Dentro desse cenário, o Instagram se tornou a maior máquina de fazer dinheiro do planeta, não importa a área.
Uma clínica veterinária que trabalhe com fisioterapia para animais não pode nem cogitar estar fora da internet, correndo o risco de não ser encontrada por boa parte dos possíveis clientes, inclusive.
Por meio das plataformas de comunicação, o dono tem a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do tratamento do seu bichinho de casa, e ser prontamente informado quando for a hora de ir buscá-lo.
Nesse contexto, a plataforma extremamente cativante do Instagram, com a proximidade e contato humano que fornece ao público, saiu na frente de todas as outras, e hoje ocupa o trono de grande centro de negócios do meio digital.
Portanto, nesse texto serão encontradas lições de como o tráfego pago pode trazer retorno para um negócio, além do ensinamento de como montar um anúncio, mostrando exemplos de como a ferramenta vem sendo utilizada.
O que é tráfego pago e quais as suas vantagens?
O tráfego de uma página diz respeito a quantidade de pessoas que passam por ela diariamente.
Dessa forma, tráfego pago significa turbinar as publicações dessa página para que ela alcance mais pessoas, por meio do dinheiro aplicado nesse investimento.
Sendo assim, uma loja que venda ferramentas de publicidade e instale adesivo perfurado personalizado alcançará mais pessoas se promover um anúncio pago da mais nova promoção lançada.
A forma de anunciar no Instagram por meio de turbinação paga se chama Instagram Ads. Trata-se de uma forma de engajar anúncios, tanto através do feed quanto dos stories da rede.
Os anúncios podem ser veiculados tanto nos formatos de fotos como em vídeos, sejam únicos ou sem sequência, em carrosséis.
O uso dessa ferramenta pode ser feito para gerar cliques, instalações de aplicativos ou mesmo visualizações de vídeos. Mas, o maior objetivo dos Ads é vender.
Uma loja que venda display acrílico 10X15 para escritórios no Instagram pode montar uma mega liquidação e apostar na venda direta por meio de anúncios de feed ou stories.
Para isso, o anúncio deverá conter um botão de compra, para direcionar o cliente ao pedido final. Mas, a estrutura de campanha de vendas indireta é a mais utilizada.
A campanha de vendas indireta, também conhecida como lançamento digital, é feita para vender um produto que será liberado em breve, pela quantidade de tempo que o dono quiser, e isso serve tanto para produtos físicos como para produtos digitais.
Para a espera desse lançamento, os anúncios têm a função de levar o possível cliente a uma página de captura, que nada mais é do que aquele lugar onde o usuário colocará os seus dados para receber todas as informações do lançamento.
Uma pequena indústria que fabrica equipamentos para a área médica pode, por exemplo, usar anúncios e uma página de captura para fisgar um cliente interessado em um compressor odontológico 30 litros.
Criar anúncios no Instagram é uma tática que traz resultados únicos para aqueles que buscam maior visibilidade, reconhecimento e atração do público pela marca ou empresa.
Os vídeos pequenos, e as imagens individuais ou em carrossel são excelentes ferramentas para a educação do uso de produtos e serviços pelo digital.
Um carrossel explicando seis motivos pelos quais nenhuma empresa pode adiar o conserto de empilhadeira elétrica é uma excelente maneira de, não só educar os consumidores quanto a uma questão de utilidade pública, como vender essa solução.
Como montar um anúncio?
Para que fique mais tangível e fácil de compreender, aqui estão algumas coisas necessárias para quem deseja produzir anúncios para a sua loja no Instagram:
- Determinar a modalidade de tráfego pago a ser usada;
- Estudar o perfil do cliente ideal;
- Montar uma estrutura clara para o anúncio;
- Utilizar gatilhos mentais;
- Preparar mais anúncios para o remarketing.
Existem algumas ferramentas principais para estruturar anúncios de tráfego pago. Essas ferramentas possuem diferentes tipos de cobrança, de maneira que é preciso estar atento a qual faz mais sentido para o negócio.
A cobrança do tráfego pode ser feita pelo método CPC ou Custo Por Clique.
Ele, que é um dos métodos mais utilizados dentro do marketing digital, cobra diretamente do dono do projeto pela quantidade de cliques dados pelos usuários direcionados para a página da campanha.
Uma pessoa vendendo um alvará táxi preto na sua cidade pagará pelo número de cliques que os visitantes deram no seu anúncio, independente de se eles compraram ou não, ao cair na página.
Dessa forma, caso ele não compre ou se inscreva pela página que entrou, serão disparados os anúncios de remarketing, que nada mais são que anúncios filtrados para aqueles que não finalizaram a ação, induzindo-os a voltar lá e finalizar o processo.
Esse modelo é utilizado em algumas outras redes, além do Instagram. É bastante indicado para as empresas que estão começando as suas estratégias de marketing, por serem campanhas de rápido manuseio e fácil monitoramento.
O cálculo do custo por clique é feito dividindo o número total do investimento pela quantidade de cliques no anúncio.
A cobrança de tráfego pago também pode ser feita através de mais duas outras formas: CPM e CPV.
CPM, que significa Custo Por Mil, diz respeito a métrica que indica o custo por mil impressões, que quer dizer quanto aquele anúncio custou a cada mil impressões. Nesse caso, uma impressão significa a chegada do anúncio à tela do internauta.
Isso quer dizer que esse mecanismo fará a cobrança por cada mil vezes que aquele anúncio for visto por alguém.
É um método de cobrança bastante indicado para campanhas de grande alcance, em que o objetivo é que mais pessoas se tornem impactadas por meio do anúncio.
Geralmente, essa cobrança ocorre quando o anúncio é feito em grandes portais de segmentações amplas.
Por esse motivo, essa cobrança é feita mais frequentemente em campanhas de branding, que são estratégias para consolidar a experiência de uma marca, e não de conversões para vendas.
O cálculo é feito dividindo o valor investido pela quantidade de impressões, e depois multiplicando por mil.
Já o CPV é o custo por visita, essa visita é contabilizada no momento em que um usuário entra no perfil do Instagram da loja através do anúncio.
Essa métrica pode acabar mesclando o tráfego pago com o orgânico, quando os usuários clicam na página após gostarem do anúncio, não pelo botão colocado lá para isso, mas pelo tradicional clique no nome do perfil.
Portanto, uma pessoa que pesquisa com frequência por coworking perto de mim vai clicar no anúncio só para conhecer a página mesmo.
De qualquer forma, a estratégia funciona. Para fazer o cálculo, basta dividir o valor investido pelo número de visitas.
Exemplos que sempre dão certo
No tópico anterior foram citados alguns pontos específicos que possuem diversos exemplos práticos em atuação no mercado atual.
Esses pontos são a importância de um bom estudo de perfil e uso de gatilhos mentais para estruturar o anúncio de maneira objetiva.
Também chamado de persona, o perfil ideal de cliente é aquele que possui todos os requisitos para comprar daquela empresa, ou todos os problemas que ela pretende solucionar.
Para que isso seja feito corretamente, é preciso mapear toda a jornada de compra dele e saber identificar o momento ideal para cada comunicação
O mercado atual está repleto de exemplos de como isso é feito, mostrando como é eficiente.
A maioria das pessoas já recebeu uma pesquisa por e-mail após finalizar algum cadastro, baixar um aplicativo ou comprar um produto. Essa pesquisa é a pedra angular dos negócios de sucesso do mercado de hoje.
Sejam lanchonetes, cursos online, marcas de roupa famosas ou lojas de material de construção, até mesmo a compra de um perfil estrutural aço galvanizado em uma loja de telhados pode contemplar uma pesquisa de satisfação.
Essa pesquisa serve para melhorar a estratégia de comunicação e ajudar a empresa a melhorar as suas táticas de persuasão usadas para levar os clientes à compra, e é aqui que os gatilhos mentais entram.
O uso do copywriting, que tem como definição um conjunto de artes persuasivas para levar uma pessoa a tomar a ação desejada, tem sido o maior responsável pelo sucesso dos negócios online nos últimos anos.
O aumento crescente na quantidade de estímulos que bombardeiam o mundo moderno faz com que as pessoas percam rapidamente a atenção nas coisas.
Os gatilhos mentais entram, portanto, para facilitar a vida dos empreendedores que desejam construir suas lojas dentro do Instagram.
Com frases curtas e sutis, é possível estreitar a distância entre os ouvidos do público e a propaganda do negócio, tornando-a clara e objetiva, para gerar resultados grandiosos em velocidade recorde.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing digital ainda é uma grande promessa, com o crescimento do Instagram está só começando.
O empreendedor atento deverá aproveitar esse momento para estudar bem o público ao seu redor e preparar bem a sua comunicação. Para isso, é indispensável contar com bons anúncios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.