O Facebook é uma das plataformas da internet mais populares e com mais usuários ativos atualmente. Ainda mais agora que existe um meio de divulgação nela, portanto, utilizar a rede social como estratégia de marketing pode se tornar uma opção muito benéfica.
Contudo, diversas empresas ainda não sabem fazer marketing no Facebook, o que promove um atraso no crescimento que a companhia poderia acontecer, caso tivesse investido nisso.
Nesse contexto, vale ressaltar que a rede social disponibilizou um espaço exclusivo para a publicação de anúncios (Ads), ou seja, uma ação de publicidade paga. Com essa ferramenta, é possível propagar conteúdos, produtos e informações da marca, entre outros.
Por meio do gerenciador de anúncios, é possível determinar o público que se deseja direcionar a campanha e outros recursos, para assim aumentar o engajamento das publicações, que segue de acordo com os objetivos e o orçamento selecionados.
Ou seja, para isso, a empresa deve investir uma quantidade de dinheiro na rede social, de acordo com os objetivos de segmentação do anúncio, e ela faz com que o conteúdo postado seja entregue para um público que tem mais possibilidades de fechar negócio.
Ao utilizar esse mecanismo, é possível concentrar os esforços em uma publicação para tornar ela mais relevante e um meio mais efetivo de alcançar um número maior de pessoas.
Isso porque criar diversos tipos de postagens com diferentes conteúdos não atingirá o público desejado de fato, uma vez que elas podem não ter uma ligação com sua página.
Dessa forma, é melhor diminuir o número de postagens e concentrar um conteúdo relevante nela para focar os investimentos realizados nos anúncios do Facebook, gerando os resultados esperados.
De que forma fazer esse marketing dentro do facebook?
Com esse entendimento, chegou o momento de serem analisadas as etapas para que o marketing dentro do Facebook seja feito corretamente e traga benefícios:
Estabeleça o público-alvo
Para que um anúncio patrocinado seja eficaz para cada empresa, antes de tudo, é necessário definir um público a quem ele será destinado. Dessa forma, a publicação chegará para os usuários que podem de fato se interessar pelo conteúdo.
É preciso estabelecer um grupo bem determinado de pessoas. Portanto, analisar a faixa etária, gênero, profissão, interesses, localização, status de relacionamento, etc. Quanto mais o público for restrito, mais eficaz a estratégia será, pois os selecionados se engajarão.
Por exemplo, uma empresa que poste sobre conserto de fechadura de carros deve definir seu público para maiores de 18 anos, com habilitação, de ambos os gêneros.
Assim sendo, o público que tiver acesso à essa postagem terá mais possibilidade de realmente se interessar.
Defina a forma de comunicação
É preciso lembrar de que a rede social não deve ser utilizada apenas como um canal para vender. O mais importante é saber se relacionar com o público que acompanha a página.
Portanto, é vital entender e estabelecer os objetivos ao integrar o mercado do Facebook. Saber isso permite que seja criada uma estratégia de como interagir com os seguidores.
Assim, se uma página deseja vender uma cadeira para escritório com encosto, ela deve se lembrar de não postar apenas para divulgar o produto, mas também para ajudar os leitores com o que será postado, como uma comparação das diferentes marcas dela.
Não é interessante para os usuários acompanharem uma página que apenas faz a divulgação dos produtos e que possui um interesse intrínseco em apenas vender. Então, crie um conteúdo que seja agradável para os leitores.
O material postado deve estar na linha de leitura do usuário de maneira natural, sem que se torne um assunto saturado ou o deixe sem interesse de ler mais sobre.
Sempre interaja com o público
Além de postar um conteúdo interessante, é fundamental que a página tenha uma relação recíproca com os consumidores. Logo, é de extrema importância que a marca converse com os usuários, tanto nas postagens, quanto por mensagens.
Pense que, se uma empresa posta sobre reparo do iphone, ela deve responder todas as perguntas que aparecerem na publicação, seja um questionamento sobre o tempo para conserto e o preço, de maneira agradável para que o público deseje adquirir o serviço.
Além disso, ter um profissional que consiga responder às dúvidas prontamente pode ajudá-los a criarem um sentimento mais favorável em relação à própria marca.
Ademais, uma empresa que possua uma central de atendimento rápida e eficaz permite que ela se destaque no mercado e no mundo online, quando comparada com a concorrência.
Aproveite os feedbacks
Como já mencionamos, o relacionamento com o cliente é o ponto mais importante ao utilizar esse mecanismo. Dessa maneira, é essencial dar valor aos feedbacks que receber.
Isso porque, além de aumentar o sentimento de importância dos seguidores, é possível mudar o que não os agrada.
Muitas vezes, os social media da empresa não conseguem identificar facilmente um possível erro que desagrada algum usuário, mas que com o feedback podem ser alterados para atender aos desejos dos usuários.
No entanto, se uma empresa de assistência técnica em relógio de ponto analógico tem uma página no Facebook e acompanha todas as opiniões de pessoas que foram atendidas, é capaz de realizar as mudanças necessárias para adequar o marketing realizado na rede.
Estabeleça uma frequência de publicações
É vital, ao investir em uma página no Facebook, que haja uma frequência de postagens. Dessa maneira, a companhia consegue estar sempre atualizada e com conteúdos que sejam de interesse do leitor.
A estratégia não será eficiente se o cliente que se interessar acessar a página e encontrá-la abandonada e sem foco. Assim, ele provavelmente irá perder a vontade de contatar a marca e de se tornar um consumidor, indo atrás da concorrência.
Por exemplo, se uma empresa de tecnologia postar sobre controle de acesso biometrico em um dia, e, no dia seguinte, postar um conteúdo de fechadura com senha, os usuários gostarão dos conteúdos postados e irão continuar acompanhando a página.
Todavia, é fundamental não abusar da quantidade de postagens. Isso porque o visitante pode ficar cansado de tanto conteúdo e poderá achar monótono e sem valor.
Principais vantagens do marketing dentro do Facebook
Com o conhecimento gerado de como utilizar a estratégia na plataforma da melhor maneira, chegou o momento de conhecer os benefícios de investir em um marketing eficiente dentro do Facebook, sendo alguns deles:
- Aumento do alcance de público;
- Possibilidades de interação
- Diversificação dos formatos de anúncios;
- Acompanhamento de resultados.
Contudo, além destes já mencionados, para que haja uma melhor compreensão de como esse mecanismo pode ajudar na expansão de uma marca, vamos analisar mais algumas vantagens.
1 – Aumento do número de clientes
Com o uso dessa ferramenta, o alcance da publicação aumenta consideravelmente. Consequentemente, com um maior número de pessoas tendo acesso ao conteúdo, mais delas passarão a conhecer a marca, podendo se tornar clientes.
Dessa maneira, o lucro da companhia também aumenta, uma vez que mais pessoas se interessam pelo conteúdo e passam a acompanhar a página, consumindo as postagens e até os produtos.
2 – Fidelização dos consumidores
Assim como assinar um entrega de documento gera um vínculo entre o consumidor e a marca, usar do marketing dentro do Facebook também pode criar uma ligação entre o produtor de conteúdo e o usuário.
Pelo fato de as publicações serem destinadas a um público específico e com conteúdo relevante, os consumidores entendem que todo o processo foi pensado em como isso ajudaria e geraria interesse nele.
Assim, os clientes que já consumiam tanto a página, quanto os produtos têm a sensação de que a empresa de fato se importa com eles, aumentando a fidelização dos mesmos.
Outro ponto relacionado são os feedbacks e os canais de atendimento. Ambos também criam a sensação de que o cliente é fundamental para a marca.
Um permite que eles tenham opinião ativa nas postagens, e outro, porque mostra que a empresa de estação de trabalho com divisória quer atendê-los sempre.
Além disso, caso determinada postagem não afete um determinado grupo de pessoas, ao ter uma interação com o público, aumentam as chances de um próximo conteúdo conseguir abordá-los, pois eles ainda acompanharão a página e terão interesse.
3 – Eficiência em atingir o público
Com uma interação com o público, é possível determinar quais conteúdos estão em alta e terão sucesso se postados. Logo, as postagens passam a ser mais eficazes, pois estarão de acordo com as tendências que agradam os consumidores.
Além disso, antes de postar um conteúdo, há a segmentação de um grupo específico de pessoas. Assim, há uma forma mais eficaz de ter a postagem com resultados, visto que o conteúdo se dirige a quem realmente quer consumir.
Se uma empresa posta sobre avaliação para seguro de bens intangíveis, ao definir que público atingirá, será mais efetivo do que disponibilizar para todos. Isso porque será realmente atrativo para quem receber o conteúdo.
4 – Retorno com baixo investimento
Para utilizar o marketing dentro do Facebook, não é necessário investir uma grande quantia de dinheiro. O orçamento inicial pode ser o menor e o que melhor encaixar dentro dos gastos do negócio.
É importante ressaltar que aplicar uma quantidade enorme de verba não vai fazer com que o resultado seja rápido e positivo. É necessário que o conteúdo seja eficiente e que gere interesse no público.
Conclusão
Com isso chegamos ao fim, mostrando que é possível que tanto negócios menores ou iniciantes consigam conquistar espaço no mercado e crescer. Ainda é possível que o retorno seja melhor se os conteúdos forem de fato valiosos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.