O buzz marketing ou marketing de burburinho é uma importante estratégia de engajamento que busca captar a atenção do público e chamar a atenção para sua empresa ou marca. A ideia do buzz marketing é gerar discussões relevantes sobre o produto.
Uma marca precisa ser lembrada para continuar relevante no mercado. Quanto mais as pessoas falam sobre ela, mais é possível entrar na mente das pessoas e utilizar os gatilhos mentais de forma vantajosa.
Por isso, é importante criar estratégias que permitam uma geração de resultados maior e melhor. O buzz marketing nada mais é do que estimular assuntos que possibilitam esse tipo de ação para sua empresa.
Uma sugestão é criar um buzz em cima de aula de canto iniciante, por exemplo, para impulsionar sua escola de música.
Se destacar é uma das principais vantagens comerciais hoje em dia, e é preciso ser criativo e inovador para conseguir ficar na boca do povo, de forma que todos estejam falando sobre sua marca ou um produto em particular.
Afinal, o que é buzz marketing?
O termo buzz vem do inglês e tem seu significado definido como “burburinho, falação, agitação”, embora esta não seja uma tradução literal. É claro que existe uma vertente negativa nesse tipo de situação, mas não é o caso do buzz marketing.
Isso porque as ações são estrategicamente calculadas para apresentar o conteúdo. Não se trata apenas de deixar as pessoas falando sobre seu produto ou marca desenfreadamente, o ideal é que se estabeleça um diálogo sobre o item.
Para conseguir um bom efeito de buzz, é necessário ter algo interessante nas mãos. Você deve ser capaz de se destacar, agir de forma interessante e criativa para que o público comece a ter mais atenção ao que você tem a dizer.
Um comercial de TV sobre limpeza de bancos automotivos pode não gerar um resultado tão surpreendente ou interessante se não tiver algum elemento que se destaque e chame a atenção do público, levando-o a se interessar por esse tipo de conteúdo.
É importante pensar que existe um foco para o buzz marketing. O objetivo é alcançar as pessoas certas. Claro que há muito benefício no caso de a ação viralizar e alcançar um grande número de pessoas, mas este não é o principal.
Na verdade, a ação de buzz marketing tem um objetivo muito mais estratégico, encaixando-se com a certeza de que as pessoas certas estão sendo atingidas pelo material e conversando a respeito.
As ações que geram diálogo e discussão têm um grande potencial de engajamento, mas devem ser feitas com cautela e muito estudo de personas e de seu público-alvo. Afinal, se não houver um estudo do impacto da ação, isso pode acabar sendo visto de forma negativa.
Os efeitos colaterais de uma ação de buzz marketing podem ser devastadores. É importante pensar que um erro na produção pode fazer as pessoas falarem negativamente da empresa, diminuindo muito os acessos.
Por isso, é essencial possuir um alto nível de responsabilidade quando você decide empregar as técnicas de buzz marketing. Uma piada mal colocada, um assunto complexo ou uma abordagem errada podem ser fatais para sua empresa.
Toda vez que você coloca as pessoas para discutirem sobre sua marca, é a identidade de sua empresa que está em jogo e pode acabar sendo muito prejudicada neste tipo de ação.
Por isso, você deve tomar todo o cuidado possível para evitar que o buzz reverta-se contra você. Portanto, para fazer um buzz sobre controle de portões, pense em características positivas que possam ser exploradas.
Se não houver um tom negativo ou preconceituoso, a polêmica pode até servir como um impulsionador da ação. Muitas empresas trabalham esse recurso provocando outras marcas, sejam elas concorrentes ou de outros setores.
Assim, elas incentivam a discussão e ainda possibilitam que a outra empresa utilize os mesmos recursos para gerar o seu próprio buzz.
Principais gatilhos do buzz marketing
Compreender o buzz marketing exige uma série de detalhes que devem ser calculados para conseguir aproveitar o melhor dessa técnica sem se prejudicar no futuro.
Por isso, é importante saber como e quando utilizar os gatilhos dessa ferramenta. Uma empresa de instalações hidráulicas prediais pode se beneficiar da utilização correta destes fatores.
Dentre os principais gatilhos que sua marca pode utilizar para gerar a discussão e ser colocada em foco, podemos citar:
- Tabu;
- Incomum;
- Extraordinário;
- Choque.
- Segredo;
- Hilaridade.
Escolher quais destes pilares serão utilizados em sua estratégia é fundamental para conseguir utilizar o buzz marketing de forma assertiva, possibilitando que você se torne um destaque entre o consumidor moderno.
1 – Lidando com o tabu
O tabu vem do conceito de algo “proibido”, que deve ser evitado e que não se deve falar a respeito. Vale lembrar que o tabu não lida com elementos que agridam a lei, sendo muito mais ligados à controvérsia.
Um assunto considerado tabu é aquele que as pessoas podem escolher lados e debater. Entretanto, muitos assuntos que são considerados tabu podem ofender minorias sociais, religiões ou outros grupos de pessoas.
Por isso, é essencial ter cuidado com as ações que deseja organizar, principalmente se elas envolvem a quebra de um tabu.
Ao lidar com questões sensíveis, você pode explorar o tabu para gerar questionamentos. É uma excelente maneira de engajar seu serviço de licenciamento ambiental cetesb, por exemplo.
É preciso ter sua estratégia muito bem definida para não sofrer nenhum tipo de represália quando abordar o assunto.
2 – Conhecendo o incomum
O incomum é aquilo que se destaca por escapar dos padrões que estamos acostumados, o que pode ser representado tanto por algo completamente novo quanto por um conceito que revoluciona o padrão.
Seu destaque não precisa ser algo polêmico, bastando apresentar uma nova forma de interação que seja surpreendente e única. Entretanto, o incomum precisa ter consistência para que você consiga utilizar esse gatilho de forma correta.
Quando você apresenta seu protocolo de qualificação de operação, deve torná-lo diferenciado de outras empresas para conseguir um bom resultado.
Uma vez que sem qualidade na ação de engajamento, o buzz dificilmente se sustentará por muito tempo. É preciso aproveitar o choque do incomum para gerar discussões duradouras e interessantes.
3 – Trabalhando o extraordinário
O extraordinário é um dos gatilhos mais positivos que existe no buzz marketing. Isso porque quando você explora as qualidades que tornam seu produto ou serviço algo único, é muito mais fácil aproveitar esse tipo de discussão.
O extraordinário então é algo que tem os mais variados elementos positivos e deve ser exaltado sempre que possível. Existem diversos modelos de explorar o extraordinário, tanto na campanha de marketing em si, no produto ou na própria marca.
O importante nestes casos é aproveitar o conceito de algo único e extraordinário para gerar interessantes discussões sobre o potencial criativo do produto ou serviço.
4 – Chocando seus consumidores
Este é o elemento mais comum do buzz marketing. O choque é parte natural da vida, e normalmente acontece quando um evento inesperado se apresenta. Neste caso, sua empresa consegue um bom efeito de choque que gera discussões sobre o acontecido.
O efeito de choque deve sempre levar o cliente a se questionar, e questionar os outros à sua volta. Assim, geram-se debates que fazem as pessoas conversarem sobre suas empresas de instalação elétrica, bem como suas qualidades e benefícios.
É importante evitar a todo custo o choque negativo, uma vez que este pode ser bastante prejudicial para seus negócios. O choque negativo é quando o impacto da ação acaba prejudicando algum grupo de pessoas.
5 – Contando segredos
Apelar para a curiosidade humana é um dos principais meios de gerar buzz. Somos criaturas naturalmente curiosas, e qualquer pessoa gosta de vasculhar pistas e dicas de segredos bem guardados.
Por isso, é possível criar diversas ações de impacto trabalhando em cima do conceito de descoberta e de segredos.
Oferecer algumas informações sobre o serviço de análise de água potável, mas manter um certo segredo, pode acabar atraindo muito mais clientes para o seu negócio.
Então, é possível fazer ações interativas, instigando o público a participar e fazer parte desse tipo de evento, o que possibilita novas interações.
6 – Uma boa risada
Trabalhar a hilaridade em suas ações de buzz marketing pode ser uma excelente estratégia, mas aqui também é necessário ter responsabilidade e cuidado. Isso porque as pessoas gostam de interações que as façam rir.
Entretanto, o tipo de humor utilizado deve ser cuidadoso para não ser ofensivo. Se você conseguir esse resultado, pode acabar criando um material único, repleto de interações divertidas que podem ficar marcadas.
Considerações finais
Utilizar estratégias de marketing é um passo fundamental para que sua empresa seja reconhecida e se torne relevante no mercado. Por isso, é essencial compreender quais são os melhores movimentos para esse tipo de ação.
O buzz marketing entra como uma ferramenta interessante, principalmente se você tiver a possibilidade de aproveitar toda a discussão e o engajamento para conseguir explorar seu material.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.