Marketing De Recompensas: O Que É? - Marketing De Recompensas,Estrategia De Marketing Recompensas,O Que É Marketing De Recompensas

Curadoria de conteúdo: Saiba o que é!

Curadoria de conteúdo é um processo que ajuda as empresas a trabalharem melhor suas estratégias de marketing de conteúdo. Saiba Mais!

Curadoria de conteúdo é um processo que ajuda as empresas a trabalharem melhor suas estratégias de marketing de conteúdo.

Criar conteúdos de valor se tornou indispensável para qualquer empresa que queira acompanhar as demandas do consumidor moderno. Antes de comprar produtos e serviços, ele costuma pesquisar informações na web.

Como resultado, ele vai encontrar empresas que oferecem materiais ricos e relevantes e capazes de esclarecer suas dúvidas. Essa ação é fundamental para construir uma imagem de autoridade e atrair leads para o funil de vendas.

Só que as pessoas estão cercadas de informação e conteúdo, principalmente por conta das redes sociais, e tudo isso gera uma grande dificuldade para administrá-las. Para uma marca, a melhor forma de lidar com essa questão é com a curadoria de conteúdo.

Lembre-se de que o propósito por trás dessa estratégia é garantir que a audiência da marca tenha acesso a materiais esclarecedores e de qualidade.

O presente artigo mostrará qual é o conceito de curadoria de conteúdo, por que fazer, qual a sua importância para os negócios, as vantagens, seus tipos, e como fazer.

O que é curadoria de conteúdo?

Quando uma marca começa a investir em marketing de conteúdo, ela precisa criar ou replicar informações da internet, algo que costuma acontecer por meio das redes sociais e do e-mail marketing.

Agora, quando a empresa deseja fazer unicamente a replicação de informações, ao longo do tempo ela poderá encontrar algumas dificuldades.

Isso porque existe a necessidade de encontrar um conteúdo que seja realmente relevante para o público e para a empresa.

Um fabricante de balcão refrigerado para refrigerante utiliza a curadoria de conteúdo justamente com esse propósito.

Por meio dela, o gestor vai segmentar e filtrar os materiais que serão enviados para o público, usando o compartilhamento em canais acessíveis.

Por que fazer a curadoria?

Atualmente, 168 milhões de e-mails são enviados a cada 60 segundos no mundo todo. Cerca de 600 vídeos são publicados no YouTube e mais de 1.500 textos são postados nos blogs.

Isso mostra a massificação de informações que acontece hoje em dia, e é muito importante cuidar para que exista compatibilidade entre o material, as características do público e os valores da corporação.

Também é necessário fazer a curadoria porque o material produzido pela marca não pode ser simplesmente colocado na internet sem um contexto adequado.

É fato que existe uma margem de criação e ela é necessária para que o público compreenda a relevância daquilo que está sendo postado, além da relação que possui com os produtos e serviços oferecidos pela companhia.

Importância da curadoria de conteúdos

Para uma escola especializada em aula de canto infantil, a curadoria é fundamental por várias razões. Quando a organização compreende o que seu público procura na internet, vai usar esses temas para se tornar mais conhecida e uma fonte de informações.

São materiais que estão relacionados aos interesses da audiência e àquilo que a marca oferece. Só que nesse processo, é muito importante ter boas referências e inspirações, mas isso não significa copiar o que a concorrência faz.

É necessário se colocar no lugar do cliente e criar materiais novos, que falam profundamente sobre o assunto e que desenvolvam diferentes níveis de consciência, sempre colocando a voz e a visão da companhia.

Vantagens da curadoria de conteúdos

A curadoria de conteúdo traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

  • Manter a frequência de postagens;
  • Publicar conteúdos úteis;
  • Tornar-se referência;
  • Melhorar o SEO.

Para muitas empresas, é difícil fazer publicações frequentemente, mas por meio da curadoria, fica mais fácil manter a interação do público e um bom relacionamento com as pessoas.

Em plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos, um fabricante de nécessaire tipo frasqueira personalizada deve publicar com frequência para evitar que o algoritmo prejudique o perfil.

Só que é muito custoso ter conteúdos frequentes e de boa qualidade, assim sendo, existe a possibilidade de indicar materiais feitos por outras pessoas. Assim, a marca consegue manter seu nível de interações.

Os buscadores costumam filtrar os dados por meio dos algoritmos e com isso apresentar resultados próximos ao que foi pesquisado pelo usuário, mas eles não possuem a mesma sensibilidade humana.

Em outras palavras, a máquina não vai fazer uma análise profunda sobre determinado tema. Por meio da curadoria de conteúdo, fica mais fácil filtrar os materiais criados por fontes diferentes e recomendar para o usuário os mais interessantes.

Isso acontece com base na relevância do tema, na qualidade do conteúdo em si e no perfil de audiência que a corporação quer impactar.

Para alguém que pesquisou sobre tecido digital religioso, vale muito a pena receber conteúdos de boa qualidade e que são comentados pelo editor, principalmente se o indivíduo não tiver a necessidade de fazer outra pesquisa para se aprofundar sobre o tema.

Mais do que auxiliar o público, a organização se torna uma referência naquilo que faz. Se o negócio pesquisa pelos materiais certos, sempre estará ciente das novidades do mercado em que atua e daquilo que o público precisa no momento.

Naturalmente, o conteúdo vai se destacar e a marca vai se transformar em algo para onde o público corre para saber sobre as novidades, esclarecer dúvidas, entre outras necessidades.

A curadoria de conteúdo também é muito benéfica para as estratégias de SEO por conta do link building. Inserir links externos para fontes confiáveis é uma estratégia bem vista pelos buscadores.

Tipos de curadoria

Existem diferentes tipos de curadoria, como a curadoria em tempo real que alimenta redes sociais e blogs com informações rápidas para suprir uma estratégia.

Também existe a curadoria aprofundada que é mais popular e ajuda a manter uma boa frequência e a qualidade das informações entregues.

Um fabricante de fresadora cnc 3D pode fazer curadoria de conteúdo EAD para aperfeiçoar a capacitação à distância.

A curadoria de conteúdo na educação oferece opções confiáveis para os estudantes e desperta a curiosidade. 

Por fim, a curadoria na educação corporativa envolve treinamentos alinhados aos valores da companhia e aprimora as competências dos funcionários.

Como fazer a curadoria de conteúdo e exemplos

Para fazer curadoria de conteúdo eficiente, é indispensável seguir algumas dicas para conquistar bons resultados. São elas:

Desenvolver uma estratégia

A primeira coisa que precisa ser feita é desenvolver uma estratégia que vai guiar o início do projeto de curadoria.

Um exemplo disso é um colégio particular infantil que vai definir o público que deseja alcançar, e a partir disso produzirá determinados assuntos.

Fazer pesquisas e filtrar

O segundo passo depois de determinar o conteúdo que será entregue para a audiência é pesquisar sobre ele.

Tenha em mente que a internet está recheada de informações sobre os mais variados assuntos e se a empresa realmente quiser se destacar, precisará filtrar aquelas que informações que não são relevantes para o público.

Um exemplo disso é optar por materiais completos, de sites confiáveis e que realmente entregue algo a mais para os usuários.

Personalizar e contextualizar

É possível deixar os materiais com um toque especial, mas se não for possível fazer isso, é indispensável mostrar qual é a fonte da informação.

Por exemplo, se uma loja de materiais de construção usou o material de um escritório de arquitetura que mostra como fazer moldura de gesso no teto, deve fazer a indicação para garantir a transparência do trabalho.

É uma maneira simples mas muito eficiente de personalizar e contextualizar as produções, de acordo com as necessidades e objetivos dos usuários.

Divulgar e compartilhar

Caso seja uma apresentação, é muito importante que a divulgação tenha uma data, hora e público bem estabelecidos para acontecer.

Se a curadoria realmente foi muito bem feita, quando chegar a hora de fazer a apresentação, vai ficar muito mais fácil compartilhar informações e cativar o público.

É muito importante se atentar e colocar em prática todas as etapas da curadoria para que ela aconteça da melhor forma e uma escola especializada em aula de guitarra possa ser bem-sucedida.

 

Considerações finais

A curadoria deve ser aproveitada para organizar as publicações, de acordo com as características do funil de vendas e pensar um pouco além, pois isso vai garantir que a estratégia realmente funcione por muito tempo.

O processo de curadoria mostrado neste conteúdo é bem simples, e quanto mais simples for esse trabalho, mais forte e eficaz serão os resultados que a empresa poderá obter.

Só que, mesmo sendo um processo simples, é necessário se esforçar para obter bons resultados. Dessa maneira, a organização sempre vai garantir a qualidade de seus materiais, uma boa comunicação com o público e sua relevância nos canais digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Post navigation