Como gerar leads qualificados do jeito certo

Como gerar leads qualificados do jeito certo

Deseja ter um negócio de sucesso investindo em marketing digital? Então, você precisa gerar leads qualificados. Contudo, saiba que para obter resultados eficientes com no marketing digital, é indicado iniciar uma estratégia de Inbound Marketing para que, com ela, você saiba como gerar leads qualificaos do jeito certo. Veja como nesse artigo!

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Qualificando o lead

Antes de discorrer sobre o tema, é necessário definir a palavra Lead para os leigos: Lead é uma oportunidade de negócio que, geralmente, converteu em alguma Landing page com oferta de material rico repassando os dados de contato dele ou em formulários de contato oriundos do seu site ou outros.

O primeiro passo para a sua empresa adquirir uma rede de contatos qualificados é produzir conteúdos relevantes para seu público, guiar pessoas a conversões (compras ou adesões), estreitar relacionamentos com potenciais clientes e conquistar divulgadores orgânicos para a empresa. Isso porque quando uma pessoa realmente interessada acessa algum conteúdo feito por você suas chances de sucesso na negociação assim aumentam.

Contudo, é essencial possuir um planejamento básico e compreender esse processo de aquisição. Pois, sem ter esses pontos bem alinhados sua empresa pode desperdiçar tempo, esforço e investimento, à medida que nem todos os leads capturados são clientes em potencial, prontos para compra.

Você deve estar se perguntando: “Como posso gerar leads qualificados de para meu negócio?”. Não se preocupe: este conteúdo vai lhe ajudar! 

O que são leads qualificados?

São usuários que já conseguiram identificar o problema e está à procura de uma solução. É alguém que realmente está considerando o seu negócio como uma opção de solução para ela.

Leads que têm um nível de engajamento elevado estarão mais suscetíveis a realizar uma compra. Porém, é importante entender que nem todos os leads estarão prontos para serem abordados pelo time de vendas.

Isso pode acontecer porque:

  1. O Lead pode não ter interesse real na sua solução;
  2. O Lead ainda não está pronto e precisa passar por uma nutrição de conteúdo para educá-lo a entender qual o seu problema e qual a melhor solução para ele.

Dessa forma, é necessário que o lead passe por alguns critérios de qualificação para saber se ele realmente será um potencial cliente.

Então, é importante criar uma segmentação para separar seus clientes em potencial dos leads que não estão interessados em seu negócio. Essa é uma forma eficiente para conduzir a sobrecarga de leads.

Além de que, isso aumenta a produtividade e reduz o custo de aquisição. Pois evita o desperdício de tempo com aqueles que têm baixo potencial de compra. E faz o time de vendas investir seus esforços sob aqueles que possuem mais probabilidade de compra.

A qualificação é baseada em classificar e separar os Leads em basicamente 3 grupos:

  • Bons Leads que estão com grande intenção de compra (grande potencial);
  • Bons Leads que ainda não estão no momento certo da compra;
  • Leads ruins para vendas (geralmente pessoas que apenas estão interessadas no seu conteúdo, mas que não conseguiriam aproveitar seu produto).

O primeiro grupo já estão prontos para serem passados para o time de vendas. Já os do segundo precisam ficar por mais um período no processo de nutrição até estarem preparados para um contato com os vendedores.

Quais estratégias adotar para qualificar os leads?

Já compreendemos que os leads são uma boa oportunidade de negócio para sua empresa. É necessário ter um bom planejamento para ter um resultado de qualidade. Sendo assim, para construir uma forte estratégia de geração de Leads qualificados, os passos que recomendamos são:

Tenha sua persona definida

Nada de falar para todo mundo, você precisa ter uma boa comunicação com lead para conseguir converter em venda. Portanto,  é preciso que o conteúdo das suas ações seja mais específico. Estabeleça um diálogo com o lead, ofereça para ele uma solução a qual resolva uma dor real dele.  

A persona é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Esse conhecimento será fundamental para entender quais são os seus problemas e como sua empresa pode ajudar. Será com um conteúdo destinado a sua persona que você desenvolverá uma conversa e conduzirá o seu potencial cliente para o fundo do funil, tornando-o enfim, um lead qualificado.

Gere leads a partir dos visitantes do seu site/blog

Já falamos sobre segmentação e oferecer conteúdo rico, não foi? Então, o blog é uma ótima estratégia para isso. Ele deve conter a voz da sua marca, mantendo uma frequência de forma que facilite aos leitores acompanhar seu conteúdo.

Além disso, você precisa trabalhar sua estratégia de SEO, deixando-o bem ajustado para ser bem rankeado. A fim, de gerar mais tráfego orgânico para a sua página.

Não esqueça, use CTAs! As chamadas de ações são primordiais na conquista de novos leads, insira em seu blog bannes com CTAs para download do seu material. Mas sempre observando o contexto, ok? Com isso você aumentará suas chances de conversão.

Ademais, é importante possuir um bom formulário no site e no blog. Se o potencial cliente tiver se interessado pelo seu material, ele poderá solicitar uma demonstração ou querer falar com um consultor.

Sendo assim, fique atento a esse ponto, pois é uma excelente forma para gerar leads qualificados. Observe alguns itens:

Teste A/B

Realize esse teste para para identificar qual CTA tem gerado mais conversão. Monitoramento é tudo no marketing digital. Portanto, realize um mapeamento de calor para descobrir em quais locais o visitante fica por mais tempo. Essa análise, ajudará a inserir CTAs (se ainda não tiver) nas zonas de calor.

Formulário

O formulário deve conter os campos principais para você iniciar a qualificação do lead. Você pode desenvolver um questionário que lhe ajude a saber quais personas mantém interesse no seu negócio

Automatize o marketing

O potencial cliente preencheu o formulário, o que você faz após entregar o e-book ou webinar? É agora que entra a nutrição de leads, é o momento de encantá-los e educá-los. Com essa alimentação, você consegue criar autoridade e se tornar a primeira empresa no seu segmento que o seu lead lembra.

Esse é um canal poderoso para geração de leads, com ele você poderá monitorar qual dia e horário é melhor para fazer os disparos. Verificar em qual trajetória do funil o lead se encontra e segmentar em qual estágio ele está, para aí então, transferi-lo para o setor de vendas.

Por fim, a automação de marketing pode lhe ajudar bastante nesse processo, para obter mais dados sobre os leads. Em nossa agência, nós somos parceiros da RD Station, a ferramenta de automação de marketing nº 1 do Brasil.

Saiba mais sobre a segmentação pela RD Station.

Faça comarketing

Parcerias são sempre bem-vindas e no mundo do marketing não é diferente. Encontre empresas com o perfil semelhante ao seu. Isso irá favorecer o brand awareness e possibilitar o aumento de leads qualificados.

  • Defina de forma clara quais serão as responsabilidades de cada um, exemplo: A gentileza criar o e-book e o parceiro elabora o conteúdo.
  • Escolham quais canais cada um divulgará e se será necessário investimento em mídia paga
  • Produza webinars, e-books e outros materiais que o prospect precise preencher um formulário para obter aquele material.
  • se possível, crie um documento com suas regras para seu parceiro acordar ou não

O comarketing é uma excelente maneira para reunir forças e potencializar um resultado que sozinho, demoraria mais para alcançar. Sendo assim, depois de tudo acertado com seu parceiro, é só começar a divulgar e preparar tudo para conquistar novos leads.

Invista em mídia paga

Se você ainda não tem um tráfego relevante, esse canal é uma ótima forma de você acelerar a sua geração de leads. Tudo dependerá do que você deseja, mas assim como o Google. O Facebook e o Twitter têm anúncios com o objetivo em geração de leads.

Dessa forma, é possível os anunciantes coletarem endereços de e-mail dentro da plataforma, sem a necessidade de direcionar os usuários para fora das mídias sociais.

Além disso, é possível fazer campanhas pagas de remarketing, formulando uma lista com base no comportamento do visitante no seu site. Tenha um estratégia alinhada com as ações que ele teve, se ele parou no carrinho de compra, crie anúncios que despertem o interesse do lead em dar continuidade a compra.

Essas são algumas formas para você transformar aquele lead em um potencial cliente. Como você pode perceber tudo precisa estar bem ajustado para você conseguir qualificar o lead e entregá-lo para o time de vendas a bola no pé do gol.

Ficou interessado em aplicar essas estratégias? Converse com nossos profissionais qualificados sobre o assunto.