Tendências de marketing digital e redes sociais para 2020

Tendências de marketing digital e redes sociais para 2020

1)    Streaming: Todos querem o seu! A distribuição digital de conteúdo não para de crescer no mundo, e o Streaming só vem conquistando mais espaço. Além do Netflix, outras empresas já estão explorando a oportunidade, a Apple lançou Apple TV+ no Brasil e a Disney também já se inseriu no mercado.

2)     Deepfake: nada mais é do que a versão das fake News em vídeo. Através de inteligência artificial, reproduzem a aparência, as expressões e até a voz de alguém do mundo real. E como estamos em ano de eleição municipal, é bom ficar de olho. A técnica pode ter espaço na criação de memes e também possibilitar distorcer informações através do vídeo.

3)     TikTok: O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. A rede explora mais o humor, mas várias empresas já estão explorando o potencial dessa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

4)     Influenciadores x mídia tradicional: Antes a mídia tradicional era a maior influência, hoje o cenário vem se modificando com a expansão dos usuários nas redes sociais. A pesquisa #Hashtag informou que 43% dos internautas dizem ter vício em seguir influenciadores.

5)     Telegram: O aplicativo promete crescer ainda mais em 2020. Ele possui a vantagem da criação de canais que servem para transmitir mensagens à um número ilimitado de usuários inscritos.

6)     Instagram: A tendência é termos várias novidades dentro da rede. Como o aumento de Filtros de Interatividade AR, novos formatos de navegação pelo IGTV, inserção de novos recursos para shopping/ social commerce. 

7)     Podcasting: O podcast é uma das mídias que tem mais crescido nos últimos anos e um levantamento feito pela plataforma Deezer mostra isso em números.  A pesquisa indica que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante este ano. O recurso é uma ótima oportunidade para atingir o seu consumidor também durante o horário de trabalho.

8)     Autoridade Digital x Google: O seu site precisa ser citado por outros sites para o Google vê-lo como relevante. É dessa forma que ele está fazendo para ranquear empresas nos primeiros lugares das pesquisas.

9)     Agradar pessoas além de algoritimos: Entender o algoritimo de cada plataforma é essencial. Mas além desse conhecimento, é preciso atingir as pessoas de forma real. Crie posts que gerem comentários, posts com conteúdos que as pessoas salvem. Nos stories, faça as pessoas reagirem a seu conteúdo.

10)  Linkedin: O Linkedln está ganhando cada vez mais espaço lançando recursos semelhantes à de outras redes, além de se consolidar por ser uma rede com credibilidade de caráter profissional. Se você ainda não está no Linkedln, está na hora de entrar, ele possui o maior alcance orgânico.

11)  Copywriting x Tráfego: Para obter bons resultados de visibilidade e até mesmo a venda na web ser bem sucedida, é necessário tanto um bom desenvolvimento do copywriter, quanto do tráfico. O copywriter tem uma finalidade bem específica: persuadir o leitor a uma ação. E o tráfego são os anúncios pagos que você utiliza alcançar o seu target.

12)  Facebook como plataforma de anúncios: O alcance orgânico está cada vez mais baixo. Você precisará começar a investir nos anúncios patrocinados da plataforma. No Facebook estão os dados das pessoas, é uma boa estratégia de investimento para o seu negócio.

13)  Curadoria de conteúdo por chatbots: É uma tendência a integração de chatbots em blogs. A ferramenta otimiza a comunicação e avisa sobre conteúdos semelhantes ao que você lê.

14)  Whatsapp: O aplicativo liberou uma funcionalidade que permite a lojas e empresas que usam o WhatsApp Business apresentar seus catálogos de produtos e serviços diretamente no aplicativo. Outra novidade serão os anúncios nos status.

15)  Aposte nos preços: Marcas como a Dior já estão colocando todos os preços em suas postagens.

16)  Close Friends e Grupos do Facebook: O grande trunfo do recurso foi possibilitar a criação de conteúdos diferenciados dos que vão para toda a base de seguidores dos usuários. Com essas funcionalidades, é possível nichar a comunicação.

17)  Storytelling para Stories: Os stories é uma ferramenta bastante utilizada pelos brasileiros e permite otimizar a interação com os usuários. O interessante é que não trabalhe somente com card ou fotos, mas aposte em vídeos e rosto aparecendo. Explore bastante essa funcionalidade, ela é um ótimo recurso.

18)  Blogs com áudio: A tendência são blogs com áudio, oferecendo a opção de escutar o texto. Ótima maneira de ampliar a acessibilidade. Existem sites como o OffsBrasil que geram o áudio.

19)  Twitter x Facebook: 2020 é ano de eleição como já falamos. Por isso, o Twitter limitará anúncios políticos. A rede quer ser uma alternativa ao Facebook. Fazendo frente aos últimos acontecimentos sobre dados vazados na rede de Mark.

20)  Listas e Abordagem multicanal: E-mail marketing ainda está mais vivo que nunca. Desenvolva uma lista contento os e-mails ou de celulares de clientes. Mas não fique preso a somente uma plataforma, explore suas opções. 

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