Persona: Porque criar uma para sua empresa

Persona: Porque criar uma para sua empresa

Definir uma persona é um dos passos primordiais para realizar uma boa estratégia de marketing digital. Você deseja vender mais? Então você precisa conhecer seu cliente em potencial, a forma que você se comunica com ele precisa ser efetiva para conseguir conquistar resultados reais.

Muitas empresas pecam em trabalhar sua comunicação com informações básicas, deixando aspectos mais profundos do cliente de lado. É importante entender que os tempos mudaram. Possuir informações gerais sobre um público não é mais suficiente. Todas as táticas do seu mix digital precisam estar alinhadas ao interesse do seu consumidor.

Então, o que é o persona? E qual sua importância?

A definição do persona é uma estratégia de marketing essencial, pois ajuda a sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.  A persona é a representação semificcional do perfil do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos consumidores. Além disso, apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Assim, com dados mais detalhados e com aspectos mais profundos dos potenciais consumidores. Focando em suas particularidades, você consegue desenvolver melhor uma comunicação que os atinja de forma mais eficaz.  Pois com o conhecimento de quem é o seu cliente e o que ele realmente quer, sua empresa conseguirá criar conteúdos com alto engajamento e conversão.

Mas como crio minha persona?

Personas não podem ser criadas através do método do “achismo”. É essencial coletar os dados sobre os seus clientes. Você pode desenvolver pesquisas que podem ser realizadas tanto por entrevistas, como por formulários. A lista de perguntas varia de acordo com o segmento de cada empresa. Além da idade e gênero, foque também nas questões que vão mais a fundo nos interesses do seu cliente.

Dessa forma, obtendo informações concretas ficará mais fácil compreender padrões de comportamento na hora de definir uma persona. E ter maiores chances de sucesso na hora enviar a mensagem certa para as pessoas certas, conseguindo comunica-se na linguagem delas. 

Quer saber mais sobre boas práticas de marketing? Marque uma reunião e venha tomar um café com a gente.

Deixe sua resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.